quarta-feira, 16 de maio de 2012

Universo Simbólico - Os Glifos - Parte I

                       
Olá pessoal, trago para vocês algo que está sempre em nosso caminho quando consultamos as “Tabelas Planetárias” e vemos os nomes dos planetas (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão) e seus símbolos que regem determinados dias e horas da semana, mas nem sempre sabemos ao certo o porquê de suas influências e de seus significados. Estou falando dos Glifos. Símbolos que dão características específicas a determinados grupos simbólicos e são a mais abstrata parte de uma manifestação de uma unidade, onde aparentemente são apenas símbolos, mas que nos seus detalhes têm muito a revelar.

Como analisamos nos textos anteriores, podemos perceber que os símbolos são uma forma compacta de guardar informações e sentimentos, uma imagem que vale bem mais que mil palavras, e partindo deste ponto, encontramos um rico significado em cada Glifo planetário. E uma particularidade que há entre a maioria deles é a sua formação básica através de três elementos, que dão ênfase a maioria dos significados que já ouvimos ao longo de nosso caminho Magicko*: a Matéria, a Plenitude e a Receptividade.

A Matéria: A Cruz da matéria que simboliza a concretização. O Moinho que transforma e aprimora. Afasta aquilo que não serve mais para dar lugar ao novo.


A Plenitude: Representada pelo círculo infindo, o próprio tempo. A essência da perfeição, pois não há mais arestas para serem aparadas, dando a mesma visão esférica por todos os ângulos.

A Receptividade: Representada pelo semicírculo. A parte de algo muito mais importante que de tão grande não enxergamos. Um canal que nos liga com o Divino ou qualquer força mentalizada.

Sendo assim, cada Glifo que representa graficamente um planeta é a junção de seus significados com base nesses elementos. As influências destes planetas se dão através de seus movimentos constantes pela abóboda celeste. Cada um é responsável por um horário e este nos influencia diretamente em nossas ações, daí a preocupação que devemos ter ao realizarmos nossas atividades certificando-nos que elas estão sendo realizadas em horários regidos por planetas que favorecem nossos feitos e não o contrário.

Estes três elementos não somente se encontram nos Glifos, mas também estão em todas as coisas à nossa volta. Analisaremos esta semana estes elementos em nossas vidas e tomaremos consciência de suas influências nas atividades que realizarmos. Saber enxergar as oportunidades através do simbolismo e aproveitá-las é estar sempre um passo a frente na conquista de nossos objetivos.

A Todos muita atenção.
Bons estudos!
Pax Lux et Nox


Fonte: Wicca a magia dos símbolos
             O dicionário Universal dos símbolos

2 comentários:

Rosario Câmara disse...

Olá, tu sabes dizer o que significa esse símbolo que tem ai na tua imagem, de duas semi luas, uma cruz no meio com esse círculo embaixo... Ele representa o que?? Valeu!

Danjelo Terah disse...

Obrigado por ter prestado atenção minha cara. O Glifo que me perguntou é o de URANO, que terei maior prazer em explicar na quarta que vem, mas adiantando...Ele é o ser que constroi sua própria história com influencias de passado e de futuro selecionando o que e bom e o que não é. Espero ter ajudado. Abraço e ate a semana que vem!
Pax Lux et Nox

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...