sábado, 5 de maio de 2012

Cotidiano Pagão: Apanha-Sonhos

Apanha-Sonhos


Hoje vou ensinar como funciona fazer um apanha-sonhos É algo bastante comum e que a maioria das pessoas adora ter por perto, seja porque acredita no seu propósito (proteger os sonhos, fazendo com que a pessoa tenha somente bons sonhos e todos os maus sonhos/pesadelos desapareçam) ou porque gosta do aspecto visual.
Vamos passo-a-passo...


Começa com um ramo de salgueiro fresco, com 60cm a 1.80m de comprimento. Cuidadosamente comece a dobrar o ramo para formar um círculo com 7-20cm de diâmetro (dependendo do tamanho do seu ramo), você é que decide o diâmetro do seu apanha-sonhos mas, tradicionalmente, não costumam ter mais do que uma mão de adulto de diâmetro.



Utilize um fino fio (o comprimento é determinado pelo diâmetro do seu apanha-sonhos, entre 1.20m - 1.80m) e ate um nó na ponta mais fraca do seu arco, esse será a zona por onde irá pendurar o seu apanha-sonhos quando estiver pronto.




O apanha-sonhos repete o mesmo nó do início ao fim. Para começar, agarre o fio e coloque-o de forma solta no topo do arco. Comece a mover o fio pela parte de trás do arco (formando um buraco) e puxe o fio de novo pelo buraco que acabou de fazer, como mostra a imagem.




  
Vá puxando cada nó cuidadosamente para não ficar muito apertado, caso contrário irá deformar o arco do apanha-sonhos e não ficará uniforme no final.




Continue com o mesmo nó até ao final da primeira volta em redor do arco do apanha-sonhos. Deixe um espaço igual entre cada nó, cerca de 2 até 5 cm entre cada.
O último nó da primeira volta deverá ser a cerca de 1.3cm de distância do arco que deixou para pendurar o apanha-sonhos, como está na imagem.




A segunda volta:
Na segunda e nas restantes voltas, coloque o fio no centro de cada nó da ronda anteriormente (ao invés de ser à volta do arco). Assim que vai puxando para nó, o fio da anterior deverá dobrar-se ligeiramente para o centro, formando uma forma em diamante. Deverá começar a ver formar-se uma teia de aranha (imagem).
Na terceira ou quarta volta, adicione uma miçanga ou uma concha para simbolizar a aranha na teia. Simplesmente coloque a miçanga e continue a fazer os nós como é costume.




Continue a fazer os nós até ao centro, eventualmente os nós começaram a ficar tão pequenos que será complicado passar o fio no meio deles. Garanta que deixa um espaço no meio do seu apanha-sonhos.
Pare de dar nós no fundo do buraco que fica no centro do apanha-sonhos. Acabe por dando dois nós no mesmo sítio, formando um nó final, e puxando para prender.





Deverá ter 15-20cm de fio para prender duas ou três penas que irão pender do centro do apanha-sonhos. Ate duas ou três penas e dê um nó.






Coloque 2.5cm de feltro em redor do nó do fio e sobre a base das penas, como demonstra a imagem.






**

Agora, bem, tenha bons sonhos! Espero que tenha gostado.

Bênçãos da Deusa,
MissElphie

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...