quarta-feira, 23 de maio de 2012

Tubilustrium será realizado em Teresina (PI)


Neste sábado, 26 de maio, será celebrado em Teresina (PI) o Rito em honra ao Deus romano Vulcanus, o "ferreiro dos Deuses". O evento "Tubilustrium" será realizado das 9:20h às 11:20h da manhã, no bosque do Shopping Riverside, Teresina.

O Tubilustrium era uma festividade romana que consistia em uma cerimônia realizada em maio, período no qual eram lançadas as campanhas militares. A cerimônia consistia na lavagem sagrada (lustrium) das cornetas de guerra (trombetas, tubae). Deus do Fogo Perigoso, que, mais arcaicamente, poderia ter também um aspecto bélico. Na época antiga, Ele tinha o Seu próprio sacerdote, o Flamen Volcanalis.

Chamado de "ferreiro divino", o Deus Vulcano era o fabricante dos instrumentos sagrados dos Deuses. Na modernidade interpreta-se a data como um momento de reflexão sobre os instrumentos que devemos buscar para nossa própria melhoria, tanto espiritual como física e mental.

TUBILUSTRIUM
Quando? Sábado, 26 de maio de 2012.
Horário: das 9:20h às 11:20h.
Onde? Bosque do Shopping Riverside, às margens do Rio Poty.
Ponto de encontro: Parada de ônibus.
O que levar? Quem desejar pode levar seus instrumentos ritualísticos para serem consagrados no ritual. Também podem levar algum objeto artesanal feito por você mesmo, simbolizando um pedido ou agradecimento, para oferecer a Vulcanus.
Quem for deve levar algum alimento, de preferência salgado, para compartilhar. Não leve carne ou bebidas alcoólicas. Nas celebrações públicas vinho pode ser usado em casos especiais, apenas com finalidades ritualísticas.
Sugestão de vestimenta: Cores Branca, Amarela ou Vermelha.

* Para mais informações, os interessados em participar podem contactar Rafael Nolêto pelo e-mail rafaellugh@gmail.com ou pelo fone (86)94160070.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...