terça-feira, 8 de maio de 2012

Filosofia Oculta: O pré principio anterior ao inicio sem fim - pt.2

O ser primeiro 



- Lord Vincus: Ora Orodreth, pensa que é necessário que tudo que existe tenha vindo de uma fonte única? Quero dizer, que mesmo apesar de tantos deuses, a princípio, um único ser começou toda a ordem de existência.


- Orodreth: Necessário efetivamente.

- Lord Vincus: E se ele era único, e a partir dele veio toda a existência, não seria necessário pensar que nada lhe era maior, e que o todo era ele e ele era tudo?

- Orodreth: Concordo.

- Lord Vincus: Mas como ser gerador, criador de todas as coisas, onde ele poderia criar se tudo que havia era ele? Ora, se houvesse um espaço além dele no qual ele estivesse contido, logo ele não poderia ser onipresente, nem o maior dos seres. E ainda mais, se houvesse um espaço que o contivesse, isso levaria a pensar que ele de fato não é o primeiro ser, e sim o espaço onde ele está.

- Orodreth: De fato não poderia.

- Lord Vincus: E por um acaso, não nos seria necessário pensar também que esse ser primeiro precisa ser eterno? Se o ser primeiro em algum momento não tivesse existido, como poderia existir agora, se nada havia que pudesse cria-lo?

- E uma vez que não foi criado, nada há antes dele. Tudo que veio a ser veio a partir dele, e o ser primeiro não é passivo a nenhum outro ser, ou seja, é o mais potente, e até mesmo onipotente.

- Orodreth: Obviamente. 

- Lord Vincus: Mas a partir de que substância este ser supremo poderia criar?

- Orodreth: De sua própria substância, ou seja, de uma parte sua.

- Lord Vincus: Quanta desatenção Orodreth, por acaso não ouviu o que falei? Como ele pode separar uma parte dele? Pois se separo algo, separo fora de seu espaço original, e não havia espaço fora para que uma parte pudesse ser separada e transformada.

- Orodreth: De uma parte sua, dentro de si mesmo Lord Vincus.

- Lord Vincus: Mas pensar isso, não deixaria a entender que o ser primeiro é mutável? E se ele é mutável, logo é imperfeito, pois a perfeição e a onipotência não podem ser passivas de mudança, melhor ainda, a onipotência não pode ser passiva de nada.

- Orodreth: De acordo. Mas como ele fez então, para poder criar?

- Lord Vincus: Só vejo uma solução possível, e é em cima desta que pretendo me apoiar. Tudo que veio a ser a partir do todo, precisou antes ser pensado, e o ser pensado existe como pensamento do todo.

- Orodreth: Somos então meros pensamentos? Imaginações irreais?

- Lord Vincus: Vela pela tua língua, pois há grande realidade no pensamento, e é a partir dele que o mundo veio a ser, e é ainda a partir dele que podemos conhecer o mundo, e mais que isso, é a partir do pensamento que podemos, ao menos, aproximarmo-nos grosseiramente do conhecimento sobre o ser primeiro. Lembre-se do que eu disse, só o semelhante pode conhecer o semelhante, só podemos conhecer as coisas pelo pensamento, e ora, as coisas são formadas essencialmente pelo pensamento.

- Orodreth: Contra isso é realmente difícil fazer oposição.

(continua...)

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...