segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Lança: Rama (parte 1)


Rama é a sétima encarnação do Deus Vishnu (O Preservador), ou o sétimo avatar, como diriam na Índia. Sua história é contada na epopeia Ramaiana, escrita por Valmiki, uma das histórias mais respeitadas e contadas na cultura indiana. Quem assistiu "A Princesinha" pode lembrar das primeiras cenas do filme, em que a história de Rama está sendo contada para a Princesinha.

Rama era  o príncipe herdeiro do trono, casou-se com Sita e logo após o seu casamento, intrigas palacianas fizeram com que ele precisasse renunciar ao trono para salvar a honra do seu pai. Dessa forma, Rama, Sita e Lakshman (fiel irmão de Rama) viram-se exilados durante quatorze anos em uma floresta. Durante este tempo eles passaram muitas necessidades e, por mais que Rama e Sita tentassem ver o lado positivo da situação, Lakshman o tempo todo os lembrava das dificuldades que agora estavam passando.

Contudo, o rei morre e o seu trono passa a ser de Bharata, seu irmão, que acha que uma grande injustiça foi cometida com Rama e resolve devolver o reino a ele. Ele vai atrás de Rama com uma comitiva enorme, mas ao chegar ao Deus e dizer-lhe que veio devolver seu trono, este abdica e pede para que Bharata continue reinando em seu lugar. O impasse é resolvido ao Bharata ter a ideia de levar as sandálias de ouro de Rama e ser o regente durante o período de tempo do exílio de Rama.

Em um dado momento da história, os três companheiros encontram-se frente a uma rakchasa (demônio hindu) fêmea, que apaixona-se perdidamente por Rama. Seu nome era Surpanakha e era irmã de Ravana, o pior rakchasa que a Índia já havia visto, com dez cabeças e vinte braços. Ela oferece-se para Rama, que a rejeita; desesperada, ela se oferece também para Lakshman que também a rejeita, deixando-a altamente violenta. Rama intervém mandando-a partir, entretanto, ela diz de quem é irmã e ataca-o, dizendo que ele não pode fazer essa ofensa para ela. Este é defendido por seu irmão que decepa o nariz e as orelhas do demônio, que vai embora morrendo de raiva.

Um pouco depois, no entanto, ela está de volta acompanhada de seu irmão, Khara. Eles estavam acompanhados de quatorze demônios menores, que Rama logo extermina com suas flechas. Khara vai embora e volta novamente, agora com quatorze mil demônios. Rama compreende que apenas um Deus poderia realizar o feito de vencer todos esses inimigos de uma vez. Pede para que sua esposa e seu irmão corram e enfrenta os demônios todos de uma vez e sozinho. Eles disparam várias flechas contra o Deus, que protege-se com seu escudo feito do mais puro ouro. O escudo fica cravejado de flechas, seu dono o gira ferozmente e rapidamente fazendo com que todas as flechas voltem para os seus respectivos donos, que tombaram todos ao mesmo tempo. Rama tira uma flecha de sua aljava e com ela acerta o demônio Khara, matando-o. 

Ravana quando soube do ocorrido com seus irmãos jurou vingança. E aconselhado por Maricha, um rishi amigo seu, criou um plano para raptar Sita e machucar seu inimigo no que ele tinha de mais precioso. O plano era o seguinte: Maricha se metamorfosearia em um cervo de ouro e aparecia para Sita, distraindo-a, para o rakchasa poder raptá-la. 

Então, no dia seguinte de manhã, Sita acorda e vê aquele belo cervo em frente a sua cabana. Pede para que seu amado esposo o capture vivo, para que ela possa cuidar do cervo. Rama sai em busca do cervo, no entanto não consegue alcança-lo; a única forma seria abatendo-o. E por ser o melhor esposo, ele decide levar apenas a pele do cervo para sua adorável esposa. Acerta o cervo fatalmente, mas este, antes de morrer põe-se a gritar pedindo ajuda, como se fosse Rama em perigo. Lakshman e Sita ouvem o grito de ajuda e, ela manda o irmão de seu esposo ir correndo ver o que aconteceu. Ao ficar só, descobre-se só na presença de Ravana, que a pega ferozmente e a coloca sobre sua biga voadora, que estava estacionada perto da lareira em que a jovem vivia com seu adorável esposo.

Bem! Como ainda resta muito desta história para contar, até a semana que vem! Beijos estalados para todos!


Bibliografia consultada:

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...