quarta-feira, 2 de maio de 2012

Universo Simbólico: O Pentagrama - Parte II




Olá Pessoal, antes de mais nada gostaria de desejar um ótimo Samhain e que cada um de nós possamos interagir com nossas sombras sem medo de alcançar através delas a eterna Luz! Continuando nosso assunto da Parte I sobre a origem deste símbolo fantástico chamado Pentagrama, vamos lá.


Para os agnósticos, era o pentagrama a "Estrela Ardente" e, como a Lua crescente, um símbolo relacionado à magia e aos mistérios do céu noturno. Para os druidas, era um símbolo divino e, no Egito, era o símbolo do útero da terra, guardando uma relação simbólica com o conceito da forma da pirâmide. Os celtas pagãos atribuíam o símbolo do pentagrama à Deusa Morrigan. 

O imperador Constantino I, depois de ganhar a ajuda da Igreja Cristã na posse militar e religiosa do Império Romano em 312 d.C., usou o pentagrama junto com o símbolo de chi-rho (uma forma simbólica da cruz), como seu selo e amuleto. Tanto na celebração anual da Epifânia, que comemora a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, assim como também a missão da Igreja de levar a verdade aos gentios, tiveram como símbolo o pentagrama, embora em tempos mais recentes este símbolo tenha sido mudado, como reação ao uso neopagão do pentagrama. 

Sendo a estrela do Microcosmo, onde o Espírito domina a Matéria e com sua estrema ligação com a proteção o Pentagrama, já foi utilizado por diversos povos e assim atravessando Eras seu significado permanece vivo em nossas memórias ancestrais. É o “laço infinito” e natural dos Templários que une perfeitamente suas montanhas e o centro de sua antiga ordem.; Éra o “Pé de Druida” e em outras épocas ficou conhecido como "Cruz dos Goblins"; Símbolo de toda o poder Mágicko, o Pentagrama ao ser olhado por leigos não passa de uma mera estrela, mas para quem se abre a essência do Divino á este é mostrado bem mais além dos véus que encobrem nossas visões. Ele é o nosso eu gráfico em comunhão com o Sagrado e todas as maravilhas que o Universo nos mostra sem palavras. O Próprio corpo em quatro membros e uma cabeça que se eleva e assim marca a nossa vida e a passagem dos cinco estágios do Homem:

Nascimento: o início de tudo

Infância: momento onde o indivíduo cria suas próprias bases

Maturidade: fase da comunhão com as outras pessoas

Velhice: fase de reflexão, momento de maior sabedoria

Morte: tempo do término para um novo início

O Pentagrama é o símbolo da Bruxaria. Os Bruxos usam um Pentagrama para representar a sua fé e para se reconhecerem. O Pentagrama é tão importante para um Wiccaniano, assim como uma cruz é importante para um cristão, ou como um Selo de Salomão é importante para um judeu. O Pentagrama representa o homem dentro do círculo, o mais alto símbolo da comunhão total com os Deuses. É o mais alto símbolo da Arte, pois mostra o homem reverenciando a Deusa , já que é a estilização de uma estrela (homem) assentada no círculo da Lua Cheia (Deusa). Cada uma das pontas possui um significado particular:

PONTA 1 - ESPÍRITO: representa os criadores , a Deusa e o Deus, pois eles guiam a nossa vida e nos ajudam na realização dos ritos e trabalhos mágicos. O Deus e a Deusa são detentores dos 4 elementos e estes elementos são as outras 4 pontas.

PONTA 2 - TERRA: representa as forças telúricas e os poderes dos elementais da terra, os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.

PONTA 3 - AR: representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Corresponde à inteligência , ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade.

PONTA 4 - FOGO: representa a energia, a vontade e o poder das Salamandras. Corresponde às mudanças, às transformações. É a força da ativação e da agilidade.

:PONTA 5 - ÁGUA representa as forças aquáticas e aos poderes das Ondinas. Está ligada às emoções, ao entardecer, ao inconsciente. Corresponde às forças da mobilidade e adaptabilidade. Portanto, o Bruxo que detém conhecimento sobre os elementos usa o Pentagrama como símbolo de domínio e poder sobre os mesmos.

O Pentagrama invertido remete a matéria sobre o espírito e é muito aconselhado para as pessoas que têm o Elemento Ar em demasia e necessitam do equilíbrio e o contato mais aproximado com o Elemento Terra. Houve ao longo da história dos símbolos uma deturpação e má associação com este gráfico corpóreo somando suas mensagens ao Satanismo e a outras vertentes de cargas mais densas, porém como nós sabemos a essência de um símbolo permanece dentro de nossos corações etéreos.

A Todos,
Bons estudos.
Pax Lux et Nox

1 comentários:

Nathália disse...

Olá!!! Tenho uma dúvida: Já li em alguns lugares que o pentagrama em sua forma original ( com a ponta do meio para cima) seria um símbolo feminino, e que como também representaria a Deusa Isis, as cinco fases do Homem citadas no texto, poderiam ser também as Cinco fases da vida de uma mulher ( Nascimento;Menstruação; Maternidade; Menopausa;e Morte;). Não lembro exatamente como estava nos textos que li anteriormente, mas gostaria de saber se essa informação que questiono está correta, e se há pelo menos nesse caso uma duplicidade de sentido no simbolismo do pentagrama, ou não sei, algo do tipo. Desde já agradeço!!!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...