quinta-feira, 17 de maio de 2012

Caminhando entre as Deusas: Afrodite

Afrodite é uma Deusa que levanta muitas controvérsias. Há quem diga que seu estilo é um pouco "nem aí para nada, o que importa é o prazer" e há quem diga "que não é bem por aí".

Seu nome significa "nascida da espuma do mar". Conta a história que Cronos castrou seu pai (Urano) e jogou os genitais deste no mar; ao fazer isso Gaia foi novamente fecundada, nascendo assim das espumas do mar que circundavam o genital de Urano, Afrodite, a paixão incomensurável, aquela que não pertence a ninguém. A Deusa nasceu na ilha de Chipre (ou Cítera, não se sabe ao certo) deixada em uma concha. As Horas cuidaram Dela, não deixando o tempo passar para que sua beleza fosse para sempre preservada, e transmitiram-lhe todo o seu saber e sua experiência, dando-lhe também um cinto que possuía o poder de deixar irresistível quem o levasse.

Afrodite quando subiu ao Olimpo deixou todos os Deuses encantados com sua beleza, sendo cortejada e desejada por todos. Zeus, no entanto, determinou que Ela seria a esposa de Hefesto, o Deus ferreiro, coxo e feio. Todos perguntaram a Zeus, o porquê dessa escolha e a resposta dele tornou-se a Lei de Afrodite:

"a mais bela das criaturas terá de ser capaz de amar a mais feia, pois o belo foi feito para ser dado e espargido, e jamais guardado"


Portanto, Ela protege e honra aqueles que espalham a beleza e o amor, impondo severos castigos aos que vivem e curtem apenas a beleza de si e dos outros (os narcisistas de hoje). Além disso, Ela protege as uniões e os casamentos, além daqueles que amam desinteressadamente e por isso mesmo não pertencem a ninguém. Uma de suas atribuições também era proteger homens e mulheres para não cair na tentação de se vender para obter vantagens.

Afrodite era virgem (pasmem!!!!), no sentido de ser uma face Jovem da Deusa: por não possuir dono e agir sendo fiel a sua natureza e essência. Ela possui o poder e a vontade de dispor do seu corpo e do seu prazer quando quer e como quer, por isso mesmo sendo casada com Hefesto, Ela possui eternos amores.

Deitou-se com Aries, o Deus da guerra, e dessa união nasceu Eros. Mas, por terem sido descobertos, cada qual passou um tempo vivendo longe do Olimpo. Afrodite voltou para a ilha de Chipre, onde pôs-se a caçar por esporte, e num desses passeios conheceu Adônis. Os dois tiveram um verdadeiro romance, ao gosto de Afrodite, que para ele deu o seu verdeiro amor e afeição. Além de amantes, eles eram amigos e não estavam juntos apenas por prazer. Contudo, Aries armou uma cilada e matou Adônis, com ciúmes da intimidade que ele tinha com a Deusa.

Dizem que ela também deitou-se com Poseidon e vários outros Deuses e semi deuses, vindo daí sua fama de ser volúvel, de despertar paixões irrefreáveis que causam várias confusões.

Decerto que seu caminho é incerto, mas o que Afrodite desperta em nós e é por isso que Ela zela é o amor verdadeiro por todos os seres, por nós mesmos. A força de acreditar que somos perfeitos e belos em toda a nossa imperfeição. As provocações, a sedução e os tropeços do caminho, os amores desfeitos e as paixões que não são correspondidas, tudo isso é feito para que aprendermos que não se pode dizer que se possui o objeto amado e que a verdadeira essência do amor está em aceitar este fato, que podemos perder o objeto de amor tão ardentemente desejado e ter que conviver com esse desvio do destino e continuar nos amando e cuidado de nós.

Portanto, escutem o suave chamado da Deusa do Amor, sintam o sangue fervendo em suas veias, o desejo, a paixão, a liberdade em viver e querer. Sintam esse poder e espalhem o amor e a beleza por onde quer que vocês caminhem.

Beijocas estaladas no coração de todos! Até a semana que vem!

Referências Bibliográficas:
- GENEST, E.; FÉRON, J.; DESMURGER, M.; As mais belas Lendas da Mitologia.  São Paulo: Martins Fontes, 2006;
- FRAZÃO, M.; A Panela de Afrodite.  4° Ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001;
ROBLES, M.; Mulheres, mitos e deusas: o feminino através dos tempos. São Paulo: Aleph, 2006;
SALISV. D.;  Mitologia viva: aprendendo com os deuses a arte de viver e amar. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2003;

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...