domingo, 6 de maio de 2012

Cultus Deorum: A Lição da Deusa do Amor

Estive lendo um livro muito interessante sobre mitologia e psicologia, chamado "Mitologia Viva", da editora Nova Alexandria. Gostei muito dos textos e principalmente das lições que pude extrair do mesmo. A seguir, compartilho um interessante trecho do livro, sobre uma das lições da Deusa Afrodite (a Vênus de Roma, adotada pela interpretatio), em relação a arte de amar.

"Afrodite representa a arte de amar por excelência, mas trata-se de uma arte voltada ao cultivo do amor genuíno e desinteressado. 
Não defende o amor único, e muito menos confunde fidelidade com exclusividade. 
Não considera ilegítimo ou prostituinte amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo ou ao longo da vida, desde que com sentimentos verdadeiros.
Seu culto considerava que mesmo o amor exclusivo a uma pessoa seria condenável se estivesse baseado em conveniências e sentimentos falsos, inclusive em um casamento. 

Mas também condenava severamente a falta de recato, seja no homem ou na mulher, que era o apaixonar-se e o entregar-se de modo desvairado, praticando uma sexualidade sem limites.

Isso era considerado a autodestruição da dignidade e da honra, seja no homem ou na mulher. 
A arte de amar era vista como o elixir da vida e não se restringia ao sexo, mas significava amar o mundo, as pessoas, enfim, tudo que é vivo."
(Viktor D. Salis, em Mitologia Viva. Ed. Nova Alexandria)


A mensagem de Vênus é altamente válida, atual e aplicável para a vida do homem moderno, e creio que o amor ensinado por ela, de forma pura e despretensiosa, é a fórmula certa para a libertação e a evolução do homem.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...