terça-feira, 15 de maio de 2012

Representação dos Ritos Pagãos marca o acendimento da Tocha Olímpica


Nesta última quinta-feira, 10 de maio, representações dos antigos ritos pagãos marcaram o acendimento da Tocha Olímpica deste ano, que acontecerá em Londres. A cerimônia aconteceu em Olímpia, na Grécia. Sacerdotisas em túnicas reverenciaram o sol nas ruínas do templo dórico de Hera sobre a presença de moradores, turistas e do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge. 
A apresentação foi comandada pela atriz grega Ino Menegaki que, representando a suma-sacerdotisa, com braços erguidos evocou o Deus Apolo em uma oração, antes de se ajoelhar e, seguindo a tradição, acender a Tocha Olímpica através do reflexo do sol em um espelho côncavo.
Como fato inédito, sacerdotes dançaram ao som de um tambor em meio às ruínas do templo, ao invés de apenas se limitarem à coreografia no estádio adjacente. No local, sacerdotisas dançavam uma coreografia inspirada nas ninfas, enquanto que os homens apresentavam a versão de uma antiga dança guerreira, porém sem armas.
A cerimônia foi encerrada com a sumo-sacerdotisa entregando a chama e um ramo de oliveira ao nadador grego, nascido na Grã-Bretanha, Spyros Gianniotis. A tocha segue para a Inglaterra onde se inicia o revezamento a partir do dia 19.

Texto de Douglas Phoenix
Fontes consultadas: G1. com e Esportes Terra

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...