sexta-feira, 11 de maio de 2012

O Bosque: Animais na mitologia celta

Os animais faziam parte do cotidiano das tribos celtas, fosse para servirem de alimento, fosse para caça, montaria, carga ou guarda. Alguns, como o javali, eram respeitados e temidos por sua ferocidade. As lendas estão repletas deles e, a iconografia encontrada nos locais onde existiram tribos celtas também demonstra a importância dada aos animais, principalmente quando relacionados a divindades. 

O cavalo (ou a égua), sem dúvida, é um dos mais retratados. Ele aparece nas estátuas de Epona (como a própria deusa ou servindo de montaria para ela), e ainda é associado a outros deuses, como é o caso do cavalo Enbarr pertencente ao deus Mananánn, e de Macha, que mesmo grávida de gêmeos é obrigada a apostar uma corrida com os cavalos do rei. Ela ganha a corrida provando ser mais rápida que todos os cavalos (daí a associação com eles), e já sentindo as fortes dores do parto amaldiçoa todos os guerreiros da província do Ulster, por não terem atendido seus pedidos de ajuda. 

Os cães também eram animais importantes e sagrados aos celtas, por protegerem e ajudarem seus senhores durante a caça, como é o caso dos cães da matilha de Gwyn ap Nudd, senhor de Anwnn, o outromundo dos mortos. E quem é que não conhece o herói Cúchulainn? Setanta era seu nome, antes de ser atacado e matar o enorme e até então invencível cão de guarda da morada de Culainn. Ao deixar o anfitrião sem seu animal guardião, Setanta ofereceu a si mesmo como “cão de guarda”, assumindo assim o nome de Cúchulainn, que literalmente quer dizer ‘Cão de Culainn’. 

Em uma lenda irlandesa chamada “O Salmão do Conhecimento”, o jovem Fionn Mac Cumhaill, enquanto acompanhava seu mestre Finnegas na preparação de um salmão mágico que conferia grande saber a quem dele comesse, acidentalmente torna-se primeiro a provar do peixe, ganhando assim um imenso conhecimento, para depois seguir seu caminho tornando-se o líder dos guerreiros intitulados Fianna. Um salmão também é o animal que revela onde está escondido o jovem Mabon, no conto “Culhwch e Olwen”. 

Outro animal extremamente conhecido e reverenciado é o corvo, relacionado com a profecia, a morte na batalha e com deusas como Morrigan e Badba. 

Lobos, pássaros, cervos, o cisne, a vaca e o touro, o javali e o urso também são animais relacionados tanto a personagens das lendas irlandesas e galesas, como também a deuses e deusas. É o caso da deusa Artio, relacionada com o urso, e também do cisne, relacionado com os filhos encantados de Lir e com a bela Caer, donzela-cisne com quem Óengus sonha e se apaixona perdidamente. 

É fácil perceber que praticamente todos os animais que fizessem parte da vida dos celtas seriam relacionados de alguma forma ao divino ou ao fantástico. Então vem a pergunta: por quê? Pela forma como viviam, pela proximidade com tais animais, era possível conhecer seus hábitos e comportamentos, e dessa forma perceber e relacionar a manifestação das divindades dos três mundos em determinados seres que não os humanos. 

Até a próxima. 


* Referências: 

- Green, Miranda Aldhouse. An archaeology of images - Iconology and cosmology in Iron Age and Roman Europe, pgs. 113 - 148.

- Mabinogion, analisado por Will Parker - http://www.mabinogion.info/index.html

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...