quinta-feira, 24 de maio de 2012

Caminhando entre as Deusas: Hera


Hera, filha mais velha de Réia e Cronos, irmã e esposa de Zeus. Senhora sagrada da família, protetora do casamento. Mulher ciumenta e voluntariosa. Uma Deusa transformada em um ser vil, por aqueles que só conheceram uma de suas faces.

Ela nasceu na ilha de Samos, suas amas foram as estações do ano, foi educada por Temeno, o filho da Antiguidade. Face Donzela da Grande Mãe, Hera reinou com a impulsividade, inocência e força de uma Jovem até que o poder crescente do patriarcado colocou Zeus em seu trono.

Conta a lenda que Zeus disfarçou-se de cuco, para assim ganhar a atenção da graciosa Donzela. Esta ao ver o  cuco arrastando-se pelo solo, levou-o ao seio para assim melhor  acalenta-lo, enquanto contava seus sonhos juvenis, confiando que aquele lindo pássaro guardaria seus segredos. De repente, o cuco transforma-se em Zeus que violenta a Deusa e deixa-a cheia de desespero, vergonha e desonra.  Sendo a única forma de reparar e recuperar o seu status, ela casa-se com ele.

Se pararmos um pouco para pensar, podemos perceber que Hera por ser a mais velha dos filhos de Cronos e Réia, teria mais direito ao trono do que Zeus. Porém, a sociedade não aceitava mais as mulheres como detentoras do poder e assim, concedem a Zeus o trono; mas que para isso pudesse ser concluído e aceito era necessário fazer com que todos aqueles que ainda honravam o poder do sagrado feminino aceitassem o fato de que Hera não teria mais poder. E qual a melhor forma de fazer isso se não desonrando o que a mulher tem de mais sagrado: o direito de conceder o seu corpo a quem quiser, ao seu bel prazer?

Existe também duas vertentes sobre os filhos de Hera: alguns dizem que Ares, talvez Éris, e Hefesto não são filhos de Hera e Zeus, mas sim que foram gerados no ato da Grande Deusa de tocar uma determinada flor, enquanto banhava-se na fonte de Canatos, tentando em vão recuperar a sua virgindade. 

Ao casar-se com o Senhor do Olimpo, Ela foi privada de todos os seus atributos, exceto o da profecia.  Dizem, que para Ela, estar em casa e cuidar dela e do seu esposo é a "sétima maravilha do mundo". No entanto, a verdade ao que parece não é bem essa.

Hera tem por excelência o Poder do feminino: a fecundidade e a dedicação para cuidar de seus filhos, de sua obra. Ela cuida e protege, alimenta e nutre a família e os seus filhos sagrados; assim, ela também os desafia, os contem para que descubram os limites e conheçam as leis que regem o universo para que este não entre no caos desordenado. Seus símbolos são: a romã de ouro, dada de presente de casamento por sua mãe, representa a fecundidade eterna; o pavão, que representa sua beleza e o seu encanto, e porque não dizer, o seu mistério.

Portanto, permita que Hera entre em sua vida e mostre suas diversas faces. Aprenda com Ela o poder da proteção, do cuidado, da contenção e da ousadia de criar. E lembre-se que mesmo submetida, ela nunca esteve por completo nessa condição.

Beijocas estaladas no coração de todos! Até a próxima!

Referências Bibliográficas:

- GENEST, E.; FÉRON, J.; DESMURGER, M.; As mais belas Lendas da Mitologia. São Paulo: Martins Fontes, 2006;

- ROBLES, M.; Mulheres, mitos e deusas: o feminino através dos tempos. São Paulo: Aleph, 2006;

- SALIS, V. D.; Mitologia viva: aprendendo com os deuses a arte de viver e amar. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2003;

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...