quinta-feira, 31 de maio de 2012

Caminhando entre as Deusas: A Dama do Lago


A Dama do Lago, também conhecida como Vivian, Viviane, Elaine, Nemue (e algumas outras variações deste nomes), é conhecida por ser a principal sacerdotisa da Ilha de Avalon, segundo a lenda Arthuriana.

Não se sabe ao certo quando ou como esta personagem entrou no ciclo de lendas sobre o Rei Arthur. Uma de suas aparições é feita na antiga novela de Ulrich von Zatzikhoven, chamada Lanzelet, no qual ela é uma donzela aquática que reinava em uma ilha habitada somente por donzelas situada no coração de um lago encantado, onde o inverno não chegava nunca e não se conhecia a dor. Outra lenda nos diz que ela surgiu cruzando o caminho do Rei Ban. O castelo de Ban pegou fogo e no meio da confusão a Rainha deixou seu filho recém nascido na beira de um lago, quando voltou a criança estava sendo acalentada por uma linda donzela, que apesar das súplicas da Rainha, sumiu com a criança no lago.

Outros histórias desta figura destacam-na como sendo aquela que forjou Excalibur ajudando Merlin a confirmar a legitimidade de Arthur ao trono, como também é aquela que junto a Morgana e mais duas rainhas das  fadas buscam Arthur no final de seu reinado para salvá-lo da morte e cuidar dele na mítica Avalon.

Como Nimue, ela é encontrada casualmente por Merlin, quando este se retira à solidão dos bosques de Broceliande em busca do ovo da serpente e de aperfeiçoar todos os seus conhecimentos sobre magia, cosmologia, ciências naturais e etc. Ela entra na história como sendo o braço direito de Merlin, aquela que o acolhe em sua loucura e torna-se sua amante e assim ele compartilha com ela de todo o seu conhecimento. Ou seja, ela torna-se também a principal sacerdotisa de Merlin e segundo alguns por ela é enfeitiçado.

Existe também uma versão que diz que ela viveu na ilha de Shalott, junto a Merlin, Arthur e suas fadas, ajudando a construir Camelot há uma curta distância do rio que leva a Shalott e que os camponeses que lá habitavam possuíam medo de seus encantamentos assim como nos finais da tarde, quando ela sentava-se em sua torre junto ao seu espelho por onde sempre vigiava e cuidava do reino, ela cantava e tocava em sua harpa diversas melodias que aliviam o cansaço dos camponeses e dos cavalheiros que guardavam o reino.

Também é bastante conhecida pelas histórias de Marion Zimmer Bradley e o seu romance "As Brumas de Avalon", onde o leitor muitas vezes fica na dúvida se a ama ou odeia, visto que ela passa por cima de tudo em nome de salvar a antiga religião e a ilha de Avalon e é morta por um dos filhos do Rei Ban, Balin.

O fato, como já citado antes, é que não se sabe ao certo de onde vem o poder tão fascinante da Dama do Lago que segue gerando várias lendas ao seu respeito, suas aparições são feitas como donzela, como fada, feiticeira, traiçoeira, uma anciã. A imagem mais marcante que se tem a respeito dela é a de uma mão para fora do lago segurando a espada Excalibur. 

Acredito que uma mistura entre realidade e religião deve ter surgido para criar este personagem imponente. Tendo, portanto, esta mulher uma faceta humana e uma faceta divina, como todos nós. Que lutou pelo acesso ao seu poder e pelo seu povo, sendo assim amada e odiada, sendo transformada em uma fada e donzela adorável, assim como em uma amante cruel e que aprisiona o homem que lhe ensinou tudo que sabe (como dizem que ela fez com Merlin)!

Contudo, seu poder e experiência pode ser acessado, tanto como uma fada da água como pelo poder que carrega como sacerdotisa da Deusa. Por isso, quando puder imagine-se às margens de um lago encoberto por espessa neblina, chame-a e faça uma boa viagem pelo interior do lago que existem em cada um de nós.

Beijocas estaladas no coração de todos! Boa viagem! E até a próxima semana!

Referências Bibliograficas:
- ROBLES, M.; Mulheres, mitos e deusas: o feminino através dos tempos. São Paulo: Aleph, 2006;
- BRADLEY, M. Z.; As Brumas de Avalon. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1989. (Vol 1, 2, 3 e 4 - Série Ficção e experiência interior)

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...