domingo, 17 de fevereiro de 2013

Neblina do Tempo: Cultos e Ritos funerários primitivos

No post anterior comecei a falar sobre os povos primitivos e os seus primeiros "contatos" com as divindades. Antes de continuar, e falar do ritos funerários desses povos, vamos a um rápido conceito de rito e culto.

Rito e culto podem ser considerados como conjuntos de gestos e palavras específicas, cujo simbolismo é próprio da cultura de um determinado grupo.

Em relação aos povos primitivos isso se traduz a partir dos estudos arqueológicos dos vestígios desses povos. Ainda assim, o uso da palavra ritual é complicada nesses casos, pois alguns dos achados nos enterramentos tanto podem ter um caráter ritual, como ser um simples acaso.

Como citei no post anterior, alguns exemplos de arte rupestre são interpretados como tendo significado ritual ou mágicko, mas, como foi dito  não passam de interpretações, o que dificulta a tentativa de estudar o imaginário desses povos em relação às divindades que eles por ventura cultuassem.

O que aparentemente se mostra como mais importante ou, pelo menos, detinha maior tempo e atenção dos povos primitivos eram os ritos funerários, desde os mais simples aos mais elaborados, os enterramentos primitivos são os que podem nos dar algumas das melhores pistas em relação ao que se poderia chamar de "ritualística" desses grupos humanos.

Independente do local, época ou grupo étnico, vários sepultamentos vão ter muitas características em comum entre eles, como o uso de cores sobre os corpos (principalmente o vermelho), a posição em que os corpos eram colocados (geralmente na chamada posição fetal), o chamado enxoval funerário (objetos pessoais do morto e/ou que representassem seu papel ou posição na tribo), o fato de serem enrolados em esteiras ou mantos, e no caso dos mais elaborados, o depósito do corpo em urnas funerárias.


Além desses fatores existe ainda a questão do sepultamento secundário feito por alguns desses povos. Após alguns dias do corpo ter sido enterrado a primeira vez passando pelos primeiros ritos funerários, quando a carne estivesse começando a soltar dos ossos, o corpo era desenterrado e descarnado, sendo totalmente limpo de todo o tecido mole que era descartado, ficando somente os ossos, que recebiam uma nova pintura mortuária, um novo enxoval funerário e depois sendo enterrado diretamente no solo enrolado em uma esteira ou dentro de uma urna funerária.

Uma das grandes questões é como esses símbolos e ritos são encontrados em vários locais do planeta, sendo usados por grupos humanos tão diferentes, em épocas diferentes, quando no máximo, havia contato somente entre os grupos mais próximos, sendo que nem sempre esses contatos eram pacíficos?

Além dos elementos citados, temos também os monumentos megalíticos, cujo alguns estão provavelmente ligados à ritos funerários.

Essa similaridade entre símbolos e costumes, só vêm reforçar a importância e o papel significativo que a morte e seus estágios representavam na vida dos grupos humanos primitivos, ao ponto de serem encontrados em vários locais diferentes.






Até a próxima, viajantes da Neblina.


0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...