quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Universo Simbólico: Os Mudras- Parte I


Olá pessoal, ainda estamos no momento sublime de reconhecer o sagrado em todas as coisas e poder desfrutar das energias lunares da Grande Mãe. Desejo a todos ótimas vibrações para que os objetivos sejam alcançados e a luz seja plena em nossas vidas.
Quem já ouviu falar de Mudras? Falaremos hoje sobre estas formas de direcionamento de energias e ao mesmo tempo ferramentas que nos conectam com os elementos naturais e o inconsciente coletivo.

Mudra significa “gesto” ou “ selo” e provém da raiz “mud”, alegrar-se, gostar. Suas aplicações podem ser encontradas no Yoga, que dividem-se em seis preceitos para alcançar determinados setores do inconsciente coletivo e o conceito de símbolo é aceito, desde que não se afirme a palavra “símbolo” como significado único da tradução da palavra  Mudra, sendo que “Yantra” seria a definição de “símbolo”. No Budismo, vem sempre acompanhado de três mistérios universais: Pensamento, Palavra e ação, assim representados por um Mantra, um Mudra e uma Mandala. Podemos encontrar a utilização mais frequente na Índia, nas danças tradicionais do “Bharatanatyan” desde 4.000 a.C. onde todos os gestos (Hastas= mãos em sânscrito) servem para contar uma história.  No Hinduísmo é mais característicos encontrarmos esses elementos gestuais nas pinturas e esculturas, onde são complementados pelos “Asanas” (Posturas do Yoga) e desta forma podemos perceber de qual Divindade se trata.

Assim como os Mudras dos Deuses indianos Brahma (O criador), Vishnu (O sustentador) e Shiva (O destruidor) existem dois Mudras que também são mais comuns:

Abhaya: (sem temor) Um Mudra que dissipa o medo. (A eficácia é potencializada junto ao mantra de “Tara Verde”)

Jñana: (tradicional quando alguém leigo fala de meditação e diz: “AUMMM !”) Mãos sobre o joelho, polegares e indicadores unidos e o restante dos dedos alongados. Este Mudra permite que o Prana (energia que movimenta os Chakras) circule livremente e se dissipe completamente.

A ciência comprova que os fechos de nervos em maior número em nosso corpo se encontram nas ligações entre o cérebro e as mãos. Elas que assim como a palavra serve não somente para abençoar, mas também para proferir maldições, curar, construir, destruir, tudo isso vai depender do portador e sua grau de evolução. Um teste simples com os Mudras, porém eficaz para descobrir qual é o lado do cérebro que domina o corpo de determinada pessoa é pedir que ela junte as mãos entrelaçando os dedos e observar qual dos polegares que ficam por cima. Se for o Direito significa que ela está mais presa a razão e a lógica. A psicologia nos diz que se for o esquerdo somos intuição e emoção. Não significa que ambas sejam opções negativas, porem é necessário o equilíbrio, já que sabemos que o excesso é prejudicial.

Segundo a filosofia dos Mudras, nós possuímos o céu em nossas mãos e a capacidade de ser autossuficientes para algumas questões em nossa vida, cabendo nossa evolução mental e espiritual para obter tal percepção desta dádiva Divina e executa-la fazendo dos Elementos da Natureza nossos guias para a harmonia e melhoria da saúde dentre outros fatores. O objetivo dos Mudras é o equilíbrio das energias cósmicas, espirituais e atômicas.

Os cinco elementos estão representados em cada um de nossos dedos, assim como já conhecemos também uma correspondência na forma Planetária. O Polegar representa o elemento o Fogo; Indicador o Ar; O Médio representa o éter; O Anelar a Terra e o Mindinho representa a Água. Sendo assim as correspondências Elementais estão inclusas e devem ser reconhecidas para melhor funcionalidade dos Mudras (Terra, mundo físico, Água, emoções etc.). No direcionamento de energia visto nos assuntos mágickos, com o poder contido nas mãos e bem utilizado é possível curar, emanar energia para proteção e transferir energias a distâncias. Todas estas ações são possíveis, pois são pelas mãos que o Prana é emanado após ser movimentado pelos Chakras.

Como Praticar os Mudras?

Eles em sua maioria podem ser praticados em qualquer lugar e são baseados na terapia do toque, além de manter o equilíbrio dos cinco Elementos nos nossos corpos inferiores. Todo o nosso corpo pode expressar um mudra, e diferente do que se pensa, podem ser feitos com apenas uma das mãos e não necessariamente com todos os dedos esticados, mas sim confortáveis.  A finalidade é você obter o controle das energias e aplicá-las quando estiver necessitando de saúde, ou até mesmo quando estiver em um estado vibracional baixo.  O ideal é que se pratique os Mudras por três minutos e o tempo máximo após alcançado a prática é de até quarenta e cinco minutos, sendo que faz-se o mesmo mudra quatro vezes ao dia. Melhorando o estado emocional e a harmonia com o todo, cada praticante pode perceber suas mudanças positivas diferentemente uns dos outros, mas perceberão.


Ficaremos por aqui e semana quem vem falaremos um poco mais desta ferramente que é uma "mão na roda". 


A Todos,

Pax,Lux et Nox!

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...