sábado, 18 de dezembro de 2010

Resposta a um leitor.

No texto publicado aqui pelo blog - A mentira nas Telas - um comentário foi feito por L.Gabriel, o qual segue abaixo:

"Bom, eu acho que vc esta meio enganado, pois como um bom amante de filmes e seriados eu entendo o que se passa na nos produtores de filmes.
A maioria dos filmes que há o oculto, tb há coisas ocultas, principalmente em constantine, o tanto de coisa oculta que há naquele filme é impressionante, agora Harry Potter, o que tem contra Harry Potter? Se o filme foi baseado nos livros Jardim Alquimico, o tanto de mitos e coisas ocultas que passam nesse filme tb é impressionante.
O seriado Supernatural, que foi o mais citado por vc, bom, o seriado não é perfeito, mas é só uma ficção...Imagine se fosse igual a realidade,os espíritos não iriam ser vistos, eles iam purificar os lugares fazendo rituais e tals, que graça ia ter? Ele foi feito pra vender não para que todos saibam a realidade de nosso mundo. As bruxas são más pela influencia cristã, os demônios tb. Isso apavora as pessoas? Sim, apavora sim, mas o seguinte,de que adianta tentar mostrar a verdade pros outro? Se o que há desde a raiz é influencia cristã? Eu acho que vc não deve ligar pra isso, acho que vc deve viver, continuar praticando sua arte e esquecer o que os outros pensam dela, lutar já nem dá mais.
Só em 2012 agora...[:P]"

L.Gabriel, entendo o que você disse, mas o que me referi no texto foi o ato do marketing através da difusão de uma ideia deturpada, como é o que acontece com a Bruxaria. Diversos filmes, não só os que envolvem o tema, possuem coisas ocultas, isso é uma coisa absolutamente normal, já que grande parte da cultura pagã e mágicka permaneceu durante vários anos sobre pequenas formas na sociedade, coisa que perdura até os dias atuais. Um mito, nada mais é do que um exemplo vivo disso. No filme Constantine realmente há coisas ocultas, muitas coisas que pude identificar, um dos exemplos é a antiga denominação de uma espécie de demônio em especial, Askar. Nos livros e filmes de Harry Potter, os quais gosto muito particularmente, possuem grandes formas de mitos, diversos elementos da cultura européia (principalmente), além de diversos conceitos interessantes. Porém, em nenhum momento me referi que estes não tinham coisas ocultas, mas sim o que me referi foi a difusão errada de diversos elementos, o capitalismo através do nome do paganismo.

Sobre o outro assunto que você citou. Lógico que entendo que seja ficção, até por que a ficção é o que realmente move os grandes filmes, isso pode ser visto por todos. Porém o que tratei a cerca do seriado Sobrenatural foi a falha que ele cometeu contra si próprio, visto que ele se contradiz em diversas coisas no decorrer do seriado com a sua mudança de temática, que começou com mitos e lendas urbanas até atingir a temática cristã.

O uso capitalista dos conceitos da Antiga Crença é uma realidade. Em nome disso grandes produtoras de filmes lucram muito no decorrer dos anos. Isso é totalmente proveitoso para eles, porém a verdade é essa. No meu texto não tentei expor uma solução para a situação, que no contexto atual é praticamente impossível que isso acabe, mas sim evidenciar o fato. Não venho por meio deste texto criar um revolução contra tais filmes, mas sim apenas explanar um tema que é muito frequente em nosso dia: Os resquícios da deturpação do Paganismo. Porém querendo ou não, a explanação de conceitos de forma mais exposta também move grandes coisas, como é o caso dos filmes O Código da Vinci, Avatar, As Brumas de Avalon, filmes que tratam de maneira mais aberta os conceitos do paganismo, além de serem filmes de grande sucesso nas bilheterias. Ou seja, não é o assunto do filme que o faz ser um sucesso, mas sim a maneira como é abordado.

Espero ter esclarecido alguma coisa, caso não é só comentar novamente que podemos trocar informações. Visto que essa é a melhor maneira de se criar um conhecimento, o debate de pensamentos opostos com respeito.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...