quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Órion

Conta-nos a mitologia grega que Órion era era um gigante dotado de uma grande força e de uma incrível habilidade no manejo do arco. Filho de Netuno e da ninfa Euriale, era o favorito de Diana ou Artemis, deusa da Lua e da caça, com quem quase se casou. O irmão de Diana, Apolo, por sua vez, se aborrecia com tal aproximação entre os dois, pois ela deixava de cumprir o seu trabalho, que era iluminar o céu noturno. Ele chegou a censurar diversas vezes sem nunca obter resultado.

Certo dia Apolo teve a oportunidade de se ver livre de seus aborrecimentos: percebendo que Órion vadeava pelo mar apenas com a cabeça fora d’água desafiou sua irmã, outra exímia caçadora, a acertar o alvo que distante se movia. Impecável em sua pontaria ela atingiu em cheio seu amado, cujo corpo já moribundo foi conduzido à praia pelas ondas do mar. Percebendo a fatalidade que havia cometido, Diana, em meio às lágrimas, colocou Órion entre as estrelas: o gigante trajado com um cinto, uma pele de leão, armado de uma espada e de sua clava, acompanhado por Sírius, seu cão e com as Plêiades fugindo do caçador.

As Plêiades eram ninfas do séqüito de Diana por quem Órion se apaixonou e perseguiu. Elas, desesperadas, só conseguiram escapar graças a Júpiter ou Zeus, que as transformou em pombas e então numa constelação do céu. Embora as Plêiades fossem sete, somente seis estrelas são visíveis no céu – nos conta a lenda que Electra não conseguiu suportar a dor de ver a cidade de Tróia, que fora fundado por seu filho, cair em ruínas e abandonou seu lugar. Suas irmãs se empalideceram diante de tal visão.


Abaixo se segue um trecho do poema de Henry Wadsworth Longfellow sobre a “Ocultação de Órion”, cujos versos expressam o momento em que suas estrelas são ocultas, aos poucos, pela Lua:


A rubra pele de leão caiu-lhe


Aos pés, dentro do rio. E a bruta clava


A cabeça do touro não fere


Voltado, como outrora, quando, junto


Ao mar, cegou-o Eunápio e em sua forja,


Procurou o ferreiro, e a rude encosta


Galgou penosamente, a passos lentos,


Fixando no sol o olhar vazio.



[Fonte: www.explicatorium.com/As_constelacoes_orion.php

www.observatorio.ufmg.br/dicas05.htm]

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...