sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

12 pessoas no Haiti são acusadas de Bruxaria e de disseminar a Cólera



Nos últimos dias 12 pessoas foram linchadas no sudoeste do Haiti por grupos de cidadãos locais que afirmavam que as vítimas seriam as causadores da disseminação da Cólera na região. O Haiti vem sofrendo com o surto dessa doença e até agora mais de 1,8 pessoas morreram. O medo toma os cidadãos de uma forma fantástica. O país que a9inda tenta se reculperar dos estragos causados pela última série de terremotos que acometeu o país, na qual teve repercussão internacional.

"Uma dúzia de pessoas foram assassinadas a facadas e pedradas, e seus corpos foram queimados na rua" — indicou um inspetor da polícia haitiana contactado por telefone.

Desde que as denúncias começaram, aproximadamente a partir da semana passada, diversos casos de espancamento morte e tentativas de assassinato contra tais pessoas aconteceram. Os cidadãos acusam as vítimas de atos de Bruxaria e de espalahar uma substância que espalha a doenção na região. A ação da polícia é complicada já que a população se nega a colaborar, pois realmente acreditam nos ditos "bruxos" e que eles se vingam por meio da epidemia.

Os casos de linchamento e morte de pessoas acusadas de Bruxaria na América do Latina não são uma coisa atual. Assim como diversos países da África e da Ásia em que esses casos são mais frequentes, na América Latina tais casos tem a mesma proporção, porém tinha permanecido apenas com a rejeição das pessoas contra tais pessoas. Esses casos são uma visão moderna de como foi a Inquisição, a Era das Fogueiras, em que pessoas eram acusadas de Bruxaria, porém a grande maioria nem pagã era.

Tem se firmado em países como Equador e Venezuela, certos grupos que tratam da desmistificação do paganismo, tentando levar a consciência e o resgate às Antigas Crenças pela cultura dos povos nativos, como os Astecas e Incas.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...