domingo, 5 de dezembro de 2010

O uso mágicko da Artemísia (Artemisa vulgaris)

Desta planta, chamada também de erva-de-São-João, empregam-se as folhas, flores e raízes. É emenagoga, estimulante e tônica. Emprega-se com êxito contra a epilepsia. Fervida com vinho e tomada em pequenas doses, evita os abortos; muitíssimo indicada para provocar a menstruação.

Botânica oculta: Era uma das doze plantas da antiga Rosa-Cruz. Colhida em dia de São João (tradição Cristã) ou em Yule (Tradição Pagã), se suspensa do tronco de um roble, no meio de um campo, este se torna fértil. Não podendo ser neste dia, pode ser colhida em qualquer sexta-feira antes do nascer do sol. Colhida de noite, esta planta constitui um poderoso amuleto contra todo tipo de sortilégios. Queimada como defumador no aposento de dormir, desata a ligadura da agulheira. Na Alemanha, na manhã do dia Yule confeccionam coroas de artemísia e as levam para junto das fogueiras, guardando-as depois como amuletos contra feitiços. Na floresta normanda colhem-na durante a novena de São João, para destruir os malefícios que privam as vacas de dar leite.
Na Áustria, nenhum magista têm algum poder sobre quem leva consigo dita planta.
Igualmente, um ramo colocado na porta duma casa evita o encantamento da mesma. Na Alemanha meridional e na Boêmia confeccionam, em Yule, umas espécies de coroas com esta planta para depois as colocarem junto a representação do Deus Menino no Altar. Desta maneira se vêem livres e imunes contra feitiços para todo o ano.
Esparramando suas folhas sobre um campo, por ocasião da semeadura, este fica preservado
contra o granizo e as pedras. Com as três flores e as folhas desta planta fazem-se perfumes contra os espíritos guardiães de tesouros e contra os demônios.

(Fonte: Paracelso - As Plantas Mágicas - Botânica Oculta)

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...