quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A mentira nas telas


Uma das coisas que mais chama atenção das pessoas através dos tempos é o medo do desconhecido, o mistério que ronda esse mundo que pouco se tem conhecimento, as coisas sobrenaturais atrás de cada suspiro de vida. Sentir medo e suspense sempre foi uma das coisas que os homens mais desafiam, mas também as que mais gostam.

Se aproveitando desse gosto pelo mistério foi que os livros de literatura fantástica surgiram e que com o tempo foram criando mais vida, passando para os rádios e, hoje em dia, no cinema e na televisão. O número de filmes e seriados a cerca do tema são muitos e dos mais variados tipos, desde lobisomens a vampiros.

Com tudo isso, um dos temas que não poderia ficar de fora era a bruxaria, que desde os tempos medievais mexe com a cabeça das pessoas, devido à conturbação de seu significado. Volta e meia se vê pentagramas de sangue sendo usados para invocações de demônios, “trabalhos de bruxaria”, entre outros, relacionando a Bruxaria com uma crença judaico-cristã: satanismo.

A principal indústria que continua difamando o nome da Bruxaria é a famosa Hollywood, que todos os anos fatura milhões de dólares com suas produções, muitas vezes, infantis e falhas em vários pontos. Um dos grandes exemplos é o filme Tamara, que conta a história de uma bruxa que era humilhada em todo o colégio e que é apaixonada por seu professor de inglês, ela começou a fazer um ritual de amarração para ele, só faltando um pouco de sangue, mas ela desistiu do ritual. Devido a uma brincadeira de uns garotos, ela acaba morta e o seu sangue derramado acabou completando o ritual, mesmo ela tendo rompido ele há um tempo. Então ela ressuscita para se vingar de todos os garotos que acabaram por matá-la e indo atrás de seu professor. Junto de seu Livro das Sombras, ela espalha o terror na cidade. No final, ela acaba morrendo com o seu amado e outra pessoa rouba o livro. Além de usar de artigos apelativos como o exagero de sangue, enredos mal formulados, se baseando no filme Carry – a estranha. Esse é apenas um dos filmes sem citar outros, como O Pacto, Constantine, entre outros.

Tudo isso sem contar nos seriados de TV, que prendem o espectador com suas histórias. Seguindo a moda do momento, o seriado Sobrenatural tem levado a loucura milhares de fãs em todo o mundo. A história fala da vida de dois irmãos que saem pelo país (USA) atrás do demônio que matou a mãe deles e atrás do pai que desapareceu, salvando pessoas de personagens que fazem parte dos mitos e lendas folclóricas do mundo, como Windingo, sereias e fantasmas errantes. No início demonstrava ser diferente, relatando que o pentagrama é um símbolo de proteção contra coisas ruins, mas com o decorrer da história, passou a abordar coisas que iam totalmente contra tudo o que ele relatava. Como o uso de pentagramas em invocações demoníacas, falar que bruxas cultuam demônios por míseras coisas materiais, que elas matavam pessoas de maneiras extremamente bizarras através de saquinhos com ossos de crianças, entre outros. Num capítulo em especial, eles tem que impedir que um demônio cultuado pelos antigos celtas seja libertado no Halloween. Segundo eles, no dia 31 de outubro, os antigos celtas deixavam comida na porta para satisfazer o demônio que se libertava nesse dia. Eles se cobriam com máscaras e usavam abóboras iluminadas para afastar o demônio. Esse demônio se chamava Samhaim (sãr-ráin).

O abusivo uso da Antiga Crença e sua difamação e a de povos como os antigos Celtas, é mais uma jogada de marketing para ganhar dinheiro, mesmo que para isso tenha que difundir idéias preconceituosas e erradas, que são assimiladas por grande número de seus espectadores como verdadeiras.

1 comentários:

L.Gabriel" disse...

Bom, eu acho que vc esta meio enganado, pois como um bom amante de filmes e seriados eu entendo o que se passa na nos produtores de filmes.
A maioria dos filmes que há o oculto, tb há coisas ocultas, principalmente em constantine, o tanto de coisa oculta que há naquele filme é impressionante, agora Harry Potter, o que tem contra Harry Potter? Se o filme foi baseado nos livros Jardim Alquimico, o tanto de mitos e coisas ocultas que passam nesse filme tb é impressionante.
O seriado Supernatural, que foi o mais citado por vc, bom, o seriado não é perfeito, mas é só uma ficção...Imagine se fosse igual a realidade,os espíritos não iriam ser vistos, eles iam purificar os lugares fazendo rituais e tals, que graça ia ter? Ele foi feito pra vender não para que todos saibam a realidade de nosso mundo. As bruxas são más pela influencia cristã, os demônios tb. Isso apavora as pessoas? Sim, apavora sim, mas o seguinte,de que adianta tentar mostrar a verdade pros outro? Se o que há desde a raiz é influencia cristã? Eu acho que vc não deve ligar pra isso, acho que vc deve viver, continuar praticando sua arte e esquecer o que os outros pensam dela, lutar já nem dá mais.
Só em 2012 agora...[:P]

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...