sexta-feira, 6 de maio de 2011

União de Wicca do Brasil lança Cadastro Nacional de Tradições da Wicca

Depois de um tempo de calma, sempre há tempestades. A revolta do movimento pagão sobre a criação da Igreja de Bruxaria e Wicca do Brasil (IBWB) foi estupenda, porém um movimento bem mais antigo tem quase os mesmos objetivos, porém grande parte ainda não sabe de sua existência. A União Wicca do Brasil (UWB), idealizada em julho de 2004 é uma organização sem fins lucrativos que visa, como eles próprios dizem "promover a afiliação e a união dos seguidores das diversas Tradições Wiccanas, visando o fortalecimento social, a preservação cultural, o reconhecimento da legitimidade e a garantia do cumprimento dos direitos constitucionais expressos no Art. 5º da Constituição Federal no que concerne a liberdade de religião, visto que o Estado Brasileiro é laico (alheio, por obrigação legal, a qualquer religião). Assim sendo, poderemos atuar em defesa de um membro, caso aconteça algum problema motivado pela intolerância religiosa".

A organização ainda diz que não procura representar a religião Wicca, mas sim lutar por seus direitos. Sendo regida por um Conselho de Elders que não são identificados, a UWB possui alguns projetos, que como dito antes, se assemelham muito as propostas da IBWB, além do uso de "Conselho de Elders" na administração das duas. Entre alguns de seus projetos, ou como os mesmos dizem, "missões", estão:
  1. A criação e a disponibilização de um cadastro nacional de todas as tradições, templos e sacerdotes wiccanos que realmente existam em nosso país e a localização de suas sedes e/ou representações oficiais;
  2.  A criação de um Conselho de Sacerdotes (Conselho de Elders) com pelo menos um representante de cada tradição, para juntos deliberarem acerca das questões pertinentes à Wicca, suas tradições e mediar, quando necessário seus conflitos;
  3. Prestar direcionamento e acessória jurídica básica a todos os interessados em registrar seus covens e/ou templos;
  4. Promover eventos religiosos, culturais, artísticos, ambientais e sociais do meio wiccano;
  5. Denunciar situações difamatórias e a deturpação da imagem da religião Wicca junto à mídia, no que couber.
 Por mais que se tente negar, as semelhanças são inevitáveis. Uma das poucas diferenças entre as duas organizações é que a UWB não declara que os grupos, templos e sacerdotes terão que ser aprovados pelo seu conselho, como havia dito a IBWB. O principal motivo de questionamento da comunidade pagã acerca dessas organizações é o fato de que mais tarde esta possa ser considerada representante, no caso, da Wicca no Brasil. Sua organização trazendo bases de Igrejas Pagãs norte-americanas, porém com alguns de seus objetivos semelhantes ao Conselho Druida Britânico (claro que trazido para o universo wiccan), deixa dúvidas e um certo receio.

Até que ponto podemos confiar nas palavras dessas organizações? O cadastro já está sendo realizado e agora é esperar como a comunidade wicca reagirá quanto a esse projeto. A administração do Jornal O Bruxo Pernambuco já se compromete em entrar em contato com a organização do mesmo para que eles próprios possam se pronunciar. No mais, aguardamos comentários de nossos leitores sobre o tema.

Para mais informações: União Wicca do Brasil

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...