Denise de Santi |
Dentre as diversas críticas, a maioria afirma que isso foi apenas uma maneira de divulgar o nome da Igreja através de mídias não restritas ao público neopagão. Também dizem que Denise não poderia se manifestar tomando o nome da comunidade wicca no Brasil, já que a IBWB não possui autoridade nenhuma para isso.
"Só pode ser piada. E piada de mau gosto. E desde quando a Igreja da bruxaria é representante de alguma coisa? E desde quando alguém terá autoridade para falar em nome da bruxaria em um programa da Globo?
O que declaradamente esse pessoal quer é aparecer", disse Laurus Paganus em uma comunidade do Orkut intitulada 'Paganismo e Bruxaria' .Alguns praticantes ainda estipulam que isso só serviu para tratar a comunidade neopagã como piada, diante do cenário religioso nacional, visto que diversos sites, tanto religiosos como de fofocas trataram o nome 'Igreja de Bruxaria' e até mesmo a Wicca como alvo de ridicularização. Alguns acham a proposta viável, onde o neopaganismo ou mesmo a Wicca deveria ter um espaço no programa, mas não concordam que a IBWB deveria ter se manifestado contra tal, levando seu nome como "uma dita representante da Bruxaria e Wicca no Brasil".
"Acho a proposta válida, mas se ela quissesse fazer a crítica que fizesse por si própria, não levando o nome da IBWB junto. Além de que o texto da crítica dela nem foi divulgado e nenhum dos outros fundadores falaram nada, o que me faz acreditar ainda mais que isso foi apenas um marketing barato", disse Natália Lima em um e-mail enviado a nossa equipe.
A equipe do Jornal O Bruxo Pernambuco tentou entrar em contato com Denise, tanto pelo e-mail fornecido pela organização geral da IBWB quanto por redes sociais pessoais da fundadora, para que a mesma se colocasse diante de tais críticas, porém nenhuma resposta foi obtida.
Texto de Douglas Phoenix
0 comentários:
Postar um comentário