terça-feira, 31 de maio de 2011

Críticas de uma das fundadoras da IBWB causam revolta no meio neopagão

Denise de Santi
Sobre as recentes críticas feitas por uma das fundadoras da IBWB, Denise de Santi, ao programa "Sagrado", a comunidade neopagã mais uma vez se revoltou. A tão polêmica Igreja de Bruxaria e Wicca do Brasil, mais uma vez conseguiu causar um grande rebuliço não apenas no meio neopagão.

Dentre as diversas críticas, a maioria afirma que isso foi apenas uma maneira de divulgar o nome da Igreja através de mídias não restritas ao público neopagão. Também dizem que Denise não poderia se manifestar tomando o nome da comunidade wicca no Brasil, já que a IBWB não possui autoridade nenhuma para isso.

"Só pode ser piada. E piada de mau gosto. E desde quando a Igreja da bruxaria é representante de alguma coisa? E desde quando alguém terá autoridade para falar em nome da bruxaria em um programa da Globo?
O que declaradamente esse pessoal quer é aparecer", disse Laurus Paganus em uma comunidade do Orkut intitulada 'Paganismo e Bruxaria' .

Alguns praticantes ainda estipulam que isso só serviu para tratar a comunidade neopagã como piada, diante do cenário religioso nacional, visto que diversos sites, tanto religiosos como de fofocas trataram o nome 'Igreja de Bruxaria' e até mesmo a Wicca como alvo de ridicularização. Alguns acham a proposta viável, onde o neopaganismo ou mesmo a Wicca deveria ter um espaço no programa, mas não concordam que a IBWB deveria ter se manifestado contra tal, levando seu nome como "uma dita representante da Bruxaria e Wicca no Brasil".

"Acho a proposta válida, mas se ela quissesse fazer a crítica que fizesse por si própria, não levando o nome da IBWB junto. Além de que o texto da crítica dela nem foi divulgado e nenhum dos outros fundadores falaram nada, o que me faz acreditar ainda mais que isso foi apenas um marketing barato", disse Natália Lima em um e-mail enviado a nossa equipe.


A equipe do Jornal O Bruxo Pernambuco tentou entrar em contato com Denise, tanto pelo e-mail fornecido pela organização geral da IBWB quanto por redes sociais pessoais da fundadora, para que a mesma se colocasse diante de tais críticas, porém nenhuma resposta foi obtida.

Texto de Douglas Phoenix

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...