sexta-feira, 15 de junho de 2012

Runenmagie: Sobre a Mitologia Nórdica


Hail, leitores!

Após compreender o que de fato é uma runa, vamos começar a ver os conceitos mitológicos sobre elas. O material-base para vários mitos nórdicos são os chamados Eddas.
A Edda em Prosa (Prose Edda), escrita por Snorri Sturluson, é uma coletânea de textos nórdicos que por mais que escritos sob uma ótica cristã e masculina tem muito valor para a cultura nórdica por conta do grandioso trabalho feito pelo seu autor. Foi muita busca, pesquisa e dedicação para a produção dos textos.
A Edda Poética (Poetic Edda), também conhecido como Codex Regius e Elder Edda, são um conjunto de textos que foram encontrados em um antigo manuscrito na Islândia. É deste texto que se tem a maioria das explanações sobre os mitos nórdicos. Tanto por ser mais antigo, como por sua forma de vesros nos darem abertura para várias interpretações e visões amplas dos mitos antigos.
Dentro da visão mitológica, como já citei antes, temos duas teorias, assim como na própria mitologia nórdica/germânica temos duas famílias divinas: os Aesir (ou Asen) e os Vanir (ou Wanen). Os Eddas reforçam em muito a visão Aesir dos mitos. Visto que eles foram os povos que dominaram de certa forma os Vanir, nada mais plausível que seus mitos serem os levados adiante. Já o que se tem sobre os Wanen é fruto de interpretações a partir dos Eddas e da oralidade da Tradição que vive aqui no Brasil.
Para facilitar a compreensão de quem é quem, e assim facilitar a noção de onde as runas entram em cada um dos povos ou clãs divinos, reservo esta postagem para a explicação de cada um dos povos e norteá-los sobre as diferenças entre ambos e o que eles tem em comum.

Os Aesir

Liderados por Odin, este povo bélico migrou da Índia e norte da Europa (sendo assim chamados indo-europeus) para as regiões onde seus mitos tiveram mais ênfase. Segundo os seus mitos mais conhecidos, Odin e seus irmãos (Vili e Vê) deram origem aos homens e aos mundos a partir do corpo de Ymir, um gigante de Fogo, filho de uma outra família divinizada dos povos europeus.
São Deuses normalmente ligados à guerra, justiça, ordem e englobam os arquétipos de Deuses dos Céus. Poucos sendo ligados à energias telúricas (terra) e aos mares. Vivem em Asgard, de onde governam Midgard e todos os outros mundos de Yggdrasil.
Entre os Aesir mais conhecidos temos o “trapaceiro”, Loki, responsável pelo estopim do Ragnarok; o Deus do Trovão, Thor, bastante em evidência graças à Marvel e aos filme “The Avengers” e o que leva o próprio nome; Frigga, a esposa de Odin, geralmente confundida com Freyja ou Mardoll; o Deus Benevolente, Baldur, geralmente associado pelos mitólogos cristão a Jesus Cristo, visto que os arquétipos das divindades são bastante semelhantes e ambos desempenham papel parecido em seus mitos; Heimdall que é o guardião da ponte arco-íris, Birsfrost, responsável pela guarda de Asgard. E tem, é claro, Odin, que é o Deus Supremo deste clã. É o Pai de todos, soberano por natureza, também conhecido como Wotan em algumas regiões. É um deus misterioso e paradoxal, que migra de guerreiro à xamã dentre os vários mitos em que se apresenta.

Os Vanir

Os Deuses Vanir sãos os Deuses mais arcaicos, nos Eddas e em outros escritos não há menção de sua origem, mas crê-se que como deuses primitivos eles tenha iniciado seu culto pela relação do homem primitivo com as forças e mistérios da natureza. Os Wanen são deuses ditos mais pacíficos, relacionados à fertilidade, sexualidade, agricultura, riqueza, e às forças da natureza. Ainda segundo os registros diz-se que eles já se encontravam no continente quando os Aesir chegaram e por anos tentaram conviver com as diferenças, mas elas ainda foram motivos para a famosa Guerra das Tribos.
Segundo a Tradição, os Deuses Wanens foram originados e primeiramente cultuados em Thule, um antigo arqupélago ao norte Europeu que desapareceu da mesma forma que Atlântida e Hiperbórea. Só depois do desaparecimento de Thule é que a tribo migrou para o continente europeu e se instalou lá.
Liderados por Mardoll (aquela que brilha sobre o mar), que recebe o titulo de Freyja (Senhora) vivem em Wanaheim, são detentores do conhecimento e sabedoria assim como da magia e dos seus usos. São os Deuses Xamãs, já que foi Freyja Mardoll quem detinha o conhecimento sobre o Seidr (xamanismo nórdico) e depois passou este conhecimento para Odin.
Entre os Deuses Wanens mais conhecidos estão Freyr, dito irmão gêmeo  de Freyja nos Eddas, Senhor das Florestas, Animais e Instintos; Ran, Senhora dos oceanos; Aegir, consorte de Ran; Njord e Nerthus; Deuses Ancestrais do Mar e da Terra, respectivamente. Há quem diga que Tyr também seja um Deus Vanir, visto que seu culto é mais antigo em algumas regiões que o culto do próprio Odin. E tem a famosa Gulltweig/Heide, Deusa da Transformação, Magia e do Renascimento que foi o estopim da guerra entre os Wanen e os Asen.
Há uma variedade de contradições entre o que os Eddas falam sobre os Wanen e o que a Tradição conta sobre eles. O que sabemos ocorrer com freqüência quando um povo “vence” outro. A verdade é de quem ganha. E no caso desta guerra os “vencedores” foram os Aesir.

Guerra das Tribos

Diz o mito que Gulltweig foi como uma diplomata fazer uma visita aos Asen em Asgard. A Deusa Wanen despertou a cobiça pelo ouro entre os filhos de Odin, visto que um dos seus poderes era tornar ouro tudo o que desejasse, assim como andava repleta de jóias e adornos dourado. Seu próprio nome significa “O Caminho Dourado”.

Odin deve ter interpretado isto como uma ofensa. O que se sabe é que não há razão aparente para o que houve em seguida a esta visita. Os Asen a fizeram prisioneira e por três vezes a queimaram e por três vezes ela renasceu das próprias cinzas sendo chamada depois disso de Heidhe, a Brilhante.
Após este acontecimento várias batalhas ocorreram e como não havia um vencedor entre eles foi feito um acordo de paz, onde dizem terem sido trocados alguns deuses. Indo alguns Wanen indo viver em Asgard e outros Asen indo para o Wanaheim.

Para a Tradição Wanen, a guerra ocorreu com os mesmos moldes, mas no fim enquanto não houve algum vencedor, após o acordo selado. Houve uma mescla entre os povos, mas os Wanen, orgulhosos como bem são, migraram novamente se instalando onde seria hoje a Escandinávia. E diferente do dito, a soberana Mardoll ou Freyja não ficou em Asgard, o que pode ter acontecido é uma das sacerdotisas dela ter ficado lá. Mas isto é uma outra questão de interpretações que se distancia da base acadêmica para a interpretativa e religiosa.

Por hoje é só pessoas!
Na próxima postagem descreverei por fim os mitos Wanen e Aesir sobre a aparição e criação das Runas em seus clãs.

Bibliografia consultada:
- FAUR, Mirella. Mistérios Nórdicos: deuses, runas, magias, rituais. Ed. Pensamento, 2007
- DAVIDSON, Hilda Ellis. Gods and Myths of Northern Europe. Peguin Books, 1964

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...