sexta-feira, 8 de junho de 2012

O Bosque: O Salmão do Conhecimento

A lenda conta a história de como um garoto chamado Fionn tornou-se um sábio homem ao ser a primeira pessoa a comer o Salmão do Conhecimento. Fionn depois iria liderar um bando de caçadores e guerreiros conhecidos como Fianna, e tornou-se um dos maiores heróis na mitologia celta. 

A história se passa próximo ao rio Boyne, o qual tem maior fluxo através dos condados de Louth e Meath na Irlanda. Neste rio vivia um salmão mágico. Sua pele brilhava como prata e ele comia a avelã que crescia na margem do rio. O peixe era chamado de Salmão do Conhecimento. Um druida tinha predito que qualquer um que comesse o salmão ganharia seus poderes mágicos e teria o conhecimento de todas as coisas. O velho poeta Finnegas, que vivia junto ao Boyne, tentava há muitos anos pegar o salmão. Ele tinha esperança de ser o primeiro a comê-lo e obter seus poderes mágicos. Um dia um jovem garoto veio correndo em direção a ele. “Quem é você?” perguntou Finnegas, “por que você está correndo”? “Meu nome é Fionn, disse o garoto”. “Meu pai foi morto em batalha, agora seus inimigos querem matar a mim também”. “Não tenha medo”, Finnegas disse gentilmente. “Fique comigo e eu cuidarei de você”. Fionn viveu alegremente com Finnegas, aprendendo a ser um poeta. Um poeta era tido em alta estima na civilização celta. Fionn pensou que ao tornar-se um poeta estimado estaria protegido dos guerreiros. Em retribuição Fionn passava o dia limpando a cabana e cozinhando as refeições à noite. Ele adorava ouvir o velho homem contar histórias maravilhosas. 

Um dia Finnegas foi pescar como sempre, tentando pegar o salmão. Depois de pouco tempo ele veio correndo para a porta da cabana. Em suas mãos ele carregava um enorme peixe. “Eu peguei o Salmão do Conhecimento,” gritou ele alegremente. “Agora terei grande conhecimento”. Rapidamente Fionn acendeu o fogo e em breve o salmão estava cozinhando. “Cuide do peixe, enquanto pego mais lenha para o fogo”, ordenou Finnegas, “mas você não deve prová-lo”, avisou ele a Fionn. 

Fionn sentou olhando o salmão cozinhar sobre o fogo. Ele ficou ali sonhando acordado com quais poderes maravilhosos o salmão poderia trazer. Enquanto ele sonhava olhando o salmão cozinhar, percebeu uma bolha se erguendo nele. Sem pensar ele furou a bolha e no processo queimou seu dedo. Automaticamente ele colocou o dedo na boca para esfriá-lo. Inconscientemente ele foi o primeiro a provar o Salmão do Conhecimento. Finnegas voltou e Fionn contou a ele o que tinha acontecido. Finnegas decretou “Você ganhará grandes poderes, deve ir agora e tornar-se líder dos Fianna”. E assim foi. 

Com Finnegas, Fionn aprendeu as três coisas que fazem um poeta, e elas são o Fogo da Canção, Luz do Conhecimento e a Arte da Recitação Improvisada.

Fonte: http://www.lookaroundireland.com/irish-legends/salmon-of-knowledge/
Tradução: Renata Gueiros

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...