quarta-feira, 27 de junho de 2012

Universo Simbólico - A Cruz de Caravaca




Olá pessoal, desde já quero desejar para todos um ótimo Solstício de Inverno, na certeza que a Luz da Criança da Promessa possa vos guiar nesta senda que é a Magiah.

Bom, esse mês para mim foi de confirmações, daí lembrei de um símbolo muito interessante que tem tudo a ver com este aspecto. E já que o Inverno chegou trazendo o grande ensinamento que mesmo sob o forte frio as sementes germinam e mostram sua força, conheceremos hoje um pouco de um símbolo extremamente forte e Confirmador: A Cruz de Caravaca.

Segundo o seu histórico Lendário ela também é conhecida como Cruz de Lenora ou cruz de Borgonha, uma relíquia cristã que apareceu misteriosamente no dia 3 de maio de 1232 na cidade de Caravaca-Espanha causando inúmeros milagres por conter lenhos da cruz de Cristo. Na península ibérica um Sultão chamado Abu Zeyt que governava a região possuía muitos prisioneiros e um deles era um sacerdote chamado Ginez Perez Chirinos, que por curiosidade do sultão em conhecer os ritos cristãos o obrigou a realizar uma missa, ordenando que fosse dado tudo que  ele precisasse, porém o mesmo se esqueceu da Cruz e indo já ao sultão se redimir do erro, eis que surgem dois anjos, do nada, trazendo pela janela do alto de onde estavam uma cruz de dois braços toda em ouro e com pedraria que fez todos no recinto se converteram ao catolicismo. A cruz de Caravaca chega ao Brasil na esquadra de Martin Afonso de souza com os primeiros colonizadores. Apesar de sua origem ser católica, esta cruz é utilizada por inúmeras crenças, desde os Cruzados medievais até mesmo por missionários e de certa chegando até os Bruxos que utilizam dela como simbolo de proteção.

Seu significado é  a cruz do espírito (a linha vertical) e o plano material (linha horizontal), tendo como resultado o Homem, que é um ser que se move no plano material com opção para ascender ou descender espiritualmente. Isto implica que, em muitas ocasiões, necessite proteção e, uma das melhores formas é levando a cruz, que lhe recordará a sua posição na escala evolutiva e, desta maneira faz com que se centre no cruzamento do espírito com a matéria. Ela também é influente para curas de doenças e para libertações de feitiços e encantamentos com bençãos e exorcismos. Seus dois braços nos faz refletir sobre a reconfirmação da fé e também onde essas duas cruzes formam o numero XX, (em romano) numerologicamente simplificados pelo numero 2, (XX=20= 2+0=2) os dois princípios que sustentam o Universo e o mantém em equilíbrio. Alguns atribuem também a Cruz de Caravaca como a Cruz Elemental, sendo utilizada como pingentes e artefato cerimonial em momentos de apuros através de rezas especificas que podem ser encontradas facilmente. 

Este símbolo pode ser de grande valia para qualquer pessoa, já que a intenção é o que coloca todo e qualquer símbolo em jogo. A reconfirmação da fé é sua marca registrada, mas não devemos nos esquecer que seu poder de proteção é fortíssimo, já que podemos encarar segundo os Glifos os algarismos "XX" como duas hélices que afastam as mazelas do mundo. A junção da Quinta-Essência pelo Quaternário Elemental Sagrado, ( 5+5+5+5=20) formado pela divisão da letra "X" - dez em Romanos - em "V e V" - cinco em romanos (5+5). Ainda nesse princípio podemos atribuir a Quinta-Essência pelo Quaternário Elemental Sagrado ( 5+4 = 9) numero triplicado da Santíssima Trindade, o poder reconfirmado através do 3x3. 

Deveras uma simbologia interessante que reforça sua mística por trás do símbolo além da origem. O que foi mencionado em textos anteriores repito: "O simbolismo está nos olhos de quem o vê." 

Espero que toda essa matemática simbólica tenha servido de alguma forma para vocês. No mais nos encontraremos aqui semana que vem, de certa agora bem mais protegidos.

A Todos,
Pax, Lux et Nox!


NT.: Sugiro que leiam - DEE, john. A Mônada Hieroglífica. 1527

1 comentários:

drubens disse...

Gostei muito de suas explicações para este símbolo muito sagrado, que sempre me atraiu muito. Gratidão por postar.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...