segunda-feira, 18 de junho de 2012

A Lança: Lakshman


A história de Lakshman, ou Lakshamana é intimamente ligada a história de seu irmão Rama, juntos eles enfrentaram o terrível exército de Ravana em busca de salvar a esposa de Rama, Sita.

Lakshman era o irmão mais novo de Rama e resolveu acompanha-lo quando de seu exílio. Também é casado com a irmã de Sita, Urmila. De início, seu humor era sempre sombrio, crendo que tudo daria errado e que era muito triste a situação que Rama e Sita se encontravam. Depois, ao realmente começar a enfrentar o perigo, Lakshman mostra-se valoroso e corajoso, combatendo fortemente o inimigo e sendo um exemplo para os outros soldados.

Algumas tradições hindus acreditam que Lakshman é um avatara de Rama, ou seja, uma forma secundária a sua aparição, eu traduziria como uma sombra, por ele inicialmente ser pessimista, eu diria que ele é o lado medroso de Rama, o não tão perfeito, o humano. Em outras tradições, ele é considerado o avatar de Ananta Sesha ( O Naga de mil cabeças sobre o qual descansa o deus Vishnu no oceano primordial de leite).

Na verdade, Lakshman faz parte da história do Ramaiana e ele torna-se conhecido e venerado por conta de seu amor e devoção por Rama. Afinal, de contas ele deixa toda a sua vida para acompanhar o irmão durante todo o tempo do exílio (14 anos). Ele possui o poder de lançar círculos protetores e de certa forma torna-se um protetor do irmão e da esposa, ajudando-o nos momentos de tensão e medo em que o desespero faz com que Rama pense em desistir e lançando o círculo de proteção em Sita antes dela ser raptada por Ravana, mas ela por ter um bom coração e se apiedar de um pedinte que passava por ali, que não era nada mais nada menos que o vilão Ravana.

Podemos aprender com ele, que as vezes, mesmo não sendo o personagem principal da história nosso papel é muito importante. Sem a ajuda de seu irmão, Rama não teria chegado até o final da jornada. Então, pensem nisso!

Por hoje é só! Beijocas estaladas no coração de todos!

Bibliografia consultada:

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...