quinta-feira, 7 de junho de 2012

Caminhando entre as Deusas: Urvashi

No hinduísmo as ninfas que conhecemos nos mitos gregos e romanos possuem o nome de apsaras. As apsaras são portanto espíritos femininos das nuvens e da água. Elas banham-se em lagos e rios e passam a maior parte do tempo provocando o desejo dos asuras (demônios hindus) e possuem uma mitologia própria ligada aos ritos de fertilidade.

No entanto, estamos aqui para falar de Urvashi. Urvashi é uma das 26 apsaras que existem na corte do Deus Indra (Rei dos Deuses no hinduismo). Na verdade, ela foi criada pelos sábios Nara e Narayana (encarnações do Deus Vishnu) quando Indra mandou que duas apsaras os tentassem. Ela era uma mulher de beleza inigualável e foi dada a Indra pelos dois sábios e todas as outras apsaras ficaram envergonhadas frente a Urvashi.

Uma de suas histórias mais famosas é a de sua relação com o rei Pururavas. Conta a lenda, que Urvashi certa vez estava no rio a banhar-se completamente nua e assim exercendo o seu ofício, quando um trio de asuras resolveu tê-la como alvo. Eles sequestraram-na e ela pôs-se a gritar pedindo ajuda. O rei, que passava por ali, logo ouviu os gritos de uma donzela em perigo e como não poderia deixar de fazer, foi ajuda-la. Os demônios que já esperavam por isso, haviam preparado uma armadilha, deixaram um cuidado de Urvashi e os outros dois posicionaram um pouco mais adianta em posições opostas, assim um teria que lutar contra três. E foi isso que o asura falou ao ver chegar o rei.

O rei nem tomou conhecimento do desafio que havia à sua frente, simplesmente pegou o seu arco, colocou três flechas e disparou cada uma delas atingiu em cheio o seu alvo. Urvashi assistia a tudo e estava embevecida com o seu salvador e seduziu-o, chamando-o de "meu herói". O rei por ela se encantou e pediu-a em casamento. Ela aceitou mas com uma condição que ele NUNCA aparecesse em sua frente nu.

Na noite de núpcias, no entanto, aconteceu um pequeno problema. Urvashi tinha dois cordeiros que amava bastante e que sempre levava-os consigo. Ela amarrou um de cada lado da cama e enquanto aproveitava a noite com o seu marido, os gandharvas (a contrapartida masculina das apsaras e extremamente ciumentos para com elas) aproveitaram para se vingar de Urvashi, carregando um de seus cordeiros. Urvashi ao acordar e ver que um dos seus queridos animais não estava lá, pois se a gritar desesperada para acordar Pururavas. Por mais que não quisesse levantar e que a esposa deixasse o assunto de lado, o rei teve que levantar pois a esposa já estava fazendo um escândalo por ele não ser o herói que ela esperava. Ele levantou de um pulo, esquecendo-se que estava nu. Ela viu suas nádegas e foi logo tomada de um tom de vermelho de pura vergonha e reclamando com ele por ele ter quebrado a promessa que lhe fizera. Ele pediu que ela o esperasse e saiu correndo para procurar o animal de sua amada, no entanto ela não esperou e foi embora.

Pururavas enlouqueceu ao retornar e não encontrar sua amada e saiu em busca dela. Desesperadamente ele procurou em todos os cursos d'água da Índia e depois de muito andar é que encontrou um cisne no qual reconheceu sua amada. O cisne tentou ir embora, mas o rei desesperado pediu para que ficasse, que o escutasse e neste momento já tomado de um misto de amor e ódio ele falou com ela asperamente e isso foi o que fez com que ela dissesse para ele que voltasse no último dia do ano para gerarem um filho. 

No último dia do ano, ele voltou e ela concedeu a ele um desejo que ele ingenuamente pediu para que ela escolhesse, Urvashi disse para ele escolher ser um gandharva e ele aceitou para que pudesse ficar perto de sua amada. Para que o pedido fosse concretizado ele recebeu um prato com uma chama celestial no qual ele deveria fazer suas oferendas. Contudo, ao retornar para casa com seu filho e o prato, a chama apagou-se, nascendo dela uma árvore, Ashvatta, e um arbusto, Shami.Um gandharva que lhe acompanhava disse-lhe para usa-los para acender novamente o fogo sagrado, assim ele conseguiu reacender o fogo e ao chegar em casa, fez suas oferendas e viu seu desejo ser realizado. Logo tratou de trazer de volta sua amada e assim os três viveram felizes (obs.: a lenda não explica se o bebê virou um gandharva).

Outra história sua conta de uma lição que ela deu em Arjuna (um herói da mitologia hindu) por ele rejeita-la, por ela ser como uma mãe para ele. Ela amaldiçoou-o com a perda de sua masculinidade, a maldição teria efeito por um ano e durante este ano Arjuna viveu como mulher, servindo em uma corte e ensinando outras mulheres a dançar e cantar.

Estas são algumas das historias de Urvashi. Ela seduziu e encantou, usou de seus dotes para tentar e testar a capacidade das pessoas se superarem. 

Beijocas estaladas no coração de todos e até a semana que vem!

Bibliografia consultada:

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...