quinta-feira, 14 de junho de 2012

Caminhando entre as Deusas: Rhiannon

Rhiannon, filha de Hefaidd (Senhor do Outro Mundo), é a Deusa - cavalo dos galeses. Ela é conhecida por ser a Deusa dos pássaros, dos encantamentos, da fertilidade e do submundo. É uma das faces Donzela da Deusa e era muito esperta.
Uma de suas histórias diz que ela era a amazona de Aberth e fala de como o rei Pwyll apaixonou-se por ela. Certa noite, os companheiros de armas de Pwyll o desafiaram a ir até a colina de Aberth. Os habitantes da região tinham aquela colina como sagrada e diziam que todo homem que sentasse no cume da colina ou assistiria a um prodígio ou, se fosse indigno disso, receberia um golpe mortal. 
Ele aceitou o desafio e no dia seguinte subiu a colina sem encontrar nenhum obstáculo. Chegando lá, acenou aos seus companheiros e não recebeu nenhum golpe, então, sentou-se e ficou à esperar. Um pouco depois viu passar ao pé da colina uma moça muito bela montada numa égua, pediu para que alguém perguntasse quem era, mas a moça não parou e deu de ombros aos gritos de pare dos amigos Pwyll. No outro dia, voltaram para ver se encontravam a jovem e dessa vez  Pwyll foi junto, pediu que ela parasse em nome do Príncipe dos Abismos, mas ela também nem lhe deu importância. Mais uma vez, ele voltou a procura-la e dessa vez ele pediu para que ela parasse em nome do homem que ela mais amava. Ela finalmente voltou-se para ele e disse que este homem era ele. Ele a pediu em casamento, mas ela pediu o prazo de um ano. Com um ano ele deveria voltar e apresentar-se a casa de Hefaidd e pedi-la em casamento.
Assim foi feito! Depois de um ano, Pwyll voltou aos pés da colina de Aberth e encontrou o povo ali em festa, perguntou para que era a festa e alguém lhe disse que nesta noite a filha de Hefaidd se casaria. Durante os festejos, um estrangeiro chegou e sentou-se junto dele, que logo foi dizendo ao visitante que por ser um dia muito feliz ele poderia pedir tudo o que este quisesse menos a espada e o cavalo que ele lhe daria. O estrangeiro logo pediu a noiva. Rhiannon disse que não se preocupasse que ela iria pedir novamente um ano de noivado e que ele deveria com um ano voltar vestido de mendigo com a bolsa de pele que ela havia lhe dado e que pedisse para que ele enchesse-a.
Mais um ano se passou e durante os festejos Rhiannon disse ao seu noivo que não casaria com uma pessoa sovina. Logo depois, chegou o mendigo pedindo que enchesse sua bolsa, Gwawl, o estrangeiro, foi colocando a comida e colocando a comida e nada da bolsa encher, com pouco tempo, disse-lhe que bastava que não iria lhe dar mais nada. Rhiannon logo interviu dizendo que não casaria com ele se ele não enchesse a bolsa e completou dizendo que já havia visto uma delas e que só um cavalheiro valoroso que pisasse nela dizendo que basta é que faria ela mostrar-se cheia, falou para que ele chamasse um de seus companheiros, mas Gwawl, disse que era impossível que o melhor do reino era ele e que ele mesmo faria isso. No entanto, ao pisotear o saco, logo se viu preso pelas artimanhas de Rhiannon e Pwyll que finalmente puderam se casar.
O pai de Rhiannon, conta outra lenda, gostava mais de Gwawl e ao saber que sua filha havia casado com Pwyll amaldiçoou para que não tivesse nenhum descendente. Ela, contudo, usou de seus encantamentos e sua magia e teve um filho com seu marido. Este filho, ainda pequeno foi raptado e as servas que deveriam tomar conta do menino, pegaram o sangue de um filhote de cão e sujaram todo o rosto e a cama de sua rainha com ele, fazendo com que parecesse que ela havia comido o próprio filho. A Deusa passou a duvidar de si mesma e aceitou de bom grado o castigo que seu marido lhe deu: ter que carregar nas costas os visitantes do reino, desde o portão de entrada até a porta do castelo, como se fosse uma de suas adoradas éguas!
Depois de sete anos, o Deus Teyrnon encontrou um menino que reconheceu como sendo o filho perdido de Rhiannon, levou-o para casa e assim foi descoberto que o raptor da criança havia sido o noivo ultrajado, Gwawl.
Esta Deusa possui várias faces, Ela é senhora do Outro Mundo. É a Mãe amorosa, do tipo que sofre e arca com as consequências de seu papel de mãe, além de aguentar os ditames do papel de esposa. Ela ama e é fiel aos seus, mas ao ter dúvidas sobre si mesma Ela perde um pouco de seu poder. Então, aprenda com Ela. Não duvide de si mesmo! Confie, acredite e questione quando tentarem lhe por em dúvida. Já que se você mesmo não confiar em seu poder, em sua palavra, por que os outros confiariam?
Beijocas estaladas no coração de todos e até a semana que vem!
Referências Bibliográficas:

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...