quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Caminhando entre as Deusas: Pachamama - A Mãe Terra


Recado da autora: Nas próximas três semanas a coluna "Caminhando entre as Deusas" está entrando em recesso, por isso, iremos fazer uma reprise das histórias mais lidas pelos leitores durante o ano de 2011 até agora, claro! O texto mais lido foi o que conta a história da Deusa Pachamama, a Mãe Terra! Escrito em novembro do ano passado, especialmente para esta coluna e lançado no dia 17 de Novembro, o texto já conta com quase 1500 visualizações. Por isso, hoje, iremos relembrar deste texto. 

Hoje quem nos faz um convite é a Deusa Pachamama. Ela pergunta em toda sua delicadeza se você tem reverenciado a Mãe Terra. Você tem prestado atenção no canto da Terra? O convite sútil que Ela faz para que você aprecie o quão bela é a vida e o quanto a natureza é sábia?

Vivendo em grandes cidades e muitas vezes até nas pequenas, esquecemos de respeitar e reverenciar a natureza ao nosso redor. Esquecemos que também somos filhos delas. E acabamos por nos perder na "selva de pedra", desconectados com a força e a energia da vida.

Pachamama é uma Deusa Inca associada a fertilidade, que ainda hoje é cultuada em alguns lugares da Bolívia e Peru. Podemos vê-la nos rios, lagos, florestas, no chão de terra, nas montanhas, nas pedras, em suma, em todos os seres vivos. Acredita-se também que Pachamama possui um aspecto de dragão e ao ser esquecida, ela acorda do seu sono milenar e sacode a terra com terríveis terremotos para lembrar aos seus que ela ainda está presente.

Pachamama possui um consorte chamado Pacha Camac ou Inti. Juntos formam o casal mais benevolente da cultura Inca. Juntos fertilizam a Terra e cuidam de seus filhos. 

Para agradecer a Pachamama e pedir proteção a Ela, reza a lenda que devemos cavar um buraco na terra e alimentá-la, deixando lá os frutos colhidos, ou queimar um pouco de nossa própria comida como oferenda.

Ao alimentar Pachamama alimentamos também a nossa natureza interior, com isso utilizamos de sua energia para curar nossas feridas e nos energizar. Pois, somos filhos da Mãe Terra e dessa forma também somos seres sagrados.

Por tanto, escute Sua voz no espírito do ar que chega até você. Ela canta suavemente para que você olhe para Ela, para que você sinta o Seu poder. Sinta o Seu chamado no toque suave dos seres ao teu redor. Ela te chama docemente para que possa curar sua alma descansando no seio da Mãe Terra.

Então, encontre um tempo, atenda ao Seu pedido e até a semana que vem!

Beijocas estaladas no coração de todos!

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...