domingo, 12 de agosto de 2012

Cultus Deorum Romanorum

Alguns sempre me questionam sobre o significado de Cultus Deorum, e também questionam sobre o que é necessário para seguir esse caminho. Para tentar explicar melhor essas dúvidas, preparei um texto resumindo as principais crenças e definições sobre o Cultus Deorum.

O que é o Cultus Deorum?
Talvez os termos "Espiritualidade" ou "Religiosidade" sejam mais adequados do que "Religião" para definir o Cultus Deorum. Essa é uma espiritualidade baseada nos princípios filosóficos, religiosos e culturais da Roma Antiga. É comumente chamada de:
- Paganismo Romano - Religio Romana - Cultus Deorum Romanorum
Na atualidade o Cultus Deorum é definido como uma religião pagã, apesar desse termo “pagão” não ter sido utilizado pelos romanos para se referir ao sistema religioso local. A palavra latina “Religio”, embora lembre a palavra “religião”, possui um significado particular para os adeptos do Cultus Deorum. Para se referir a religião, os romanos fizeram uso do termo “Cultus”. Esse termo originou palavras como “cultura” e “cultivação” que, no entanto, significa “cuidar”, “nutrir”. Ou seja, o Cultus Deorum é o cuidado e o carinho para com os Deuses, que ocasiona uma justa, equilibrada e saudável relação com Eles. No caso do termo “Romanorum”, é uma especificação do Cultus, referente aos Deuses Romanos.

Quais as principais crenças do Cultus Deorum? Há algo específico?
Símbolo "Religio Romana" (RR),
Uma referência a face do Deus Janus
Existem posturas culturais específicas, mas não há um “credo” uniforme ou um “livro sagrado” determinado. O Cultus Deorum Romanorum não é uma religião ortodoxa, mas é definida como ortopraxia, ou seja, é uma religião sem dogmas específicos, mas com uma longa e rica tradição de práticas. Embora não haja nenhuma exigência em ter ou expressar uma crença em particular, seria errado concluir que os seguidores do cultus deorum não têm crença alguma, ou que eles imprudentemente executam rituais vazios por medo ou cínico conservadorismo. O Cultus Deorum carece de texto “divinamente inspirado” e é geralmente classificado como ortopraxia, mas adeptos (chamados em português de “cultor”), partilham de uma mesma visão, cultura e corpo de conhecimentos sobre o mundo e nossos Deuses. Embora haja um sistema essencialmente ortoprático, o Cultus Deorum foi (e é) flexível o suficiente para mudar ao longo do tempo e se adaptar à evolução das necessidades do povo romano. Isso mostra que isso foi (e é) uma força vital, e não simplesmente uma tradição estéril, limitada. A maioria dos Cultores está de acordo com os seguintes pontos:

- Os Deuses existem e são essencialmente benevolentes.
- Uma relação natural une os homens aos Deuses.
- A relação humana com os Deuses requer ação humana.
- Os Deuses podem comunicar sua vontade.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...