terça-feira, 24 de abril de 2012

2012: o Ano do Dragão da Água



Já a astrologia chinesa, nossa irmã bem mais velha, se baseia em ciclos lunares. O ano astrológico chinês começa com a primeira lunação, ou primeira lua nova, do ano. E durante todo o período, um signo astrológico chinês assume a regência.

Em 2012 é a vez do Dragão, ocupando o lugar do Coelho e comandando do dia 23 de janeiro até 9 de fevereiro de 2013.
Aliás, “comandar” é a palavra certa, já que o Dragão representa, entre outras coisas, a imagem do Imperador!

Líder, franco, idealista e otimista, corajoso e ousado, o Dragão é a força máxima do zodíaco oriental.
O ano de 2012 tem esses traços. Intenso, o ano deixará marcas de fatos extremos, do tudo ou nada.
Os ciclos do signos chineses têm a duração de 12 anos (um ano para cada signo). O ano 2000 foi a regência anterior desse signo. Não por acaso, 2000 foi um ano onde as grandes destruições e reconstruções ocorreram no imaginário e na realidade: das teorias sobre o fim do mundo (assim como agora!), a virada de século e o susto mundial com o primeiro estouro da bolha da Internet, um fato influenciado pelo excesso de otimismo de Dragão.

Dragão é a força de vontade imposta, que pode levar a conflitos violentos pelo poder ou abrir caminho para lideranças autoritárias. Daí a eleição de George Bush para a presidência dos Estados Unidos em 2000 (e da maneira meio “na marra”, como ocorreu).
Intensidade, velocidade, otimismo e poder transformador dão o tom, novamente, agora em 2012. Mas dessa vez, teremos um Dragão da Água (a última vez foi em 1952), com uma força mística maior e com seu potencial criador e destruidor se manifestando nesse elemento.
Acidentes marítimos em grande escala são um risco, por um lado. Mas novos projetos de distribuição de água e saneamento também virão. Veja que tudo depende da escolha de uso das forças disponíveis.

Dragão também induz a guerra. Sendo um Dragão da Água, essa energia “de briga” pode se manifestar em forças de paz ou conflitos com intenções de pacificação. Algo como “queremos paz e tem que ser JÁ”.
Uma “coincidência” interessante é que essa energia voltada para a água acontece justamente quando Netuno entra em Peixes, um signo de água. A espiritualidade e os mistérios estarão muito mais em evidência e se opondo a lógica racional de anos anteriores. O mundo vai buscar um sentido maior para as coisas.

Se você pensou: “Dragão seria uma coisa assim, tipo Áries?”.
Tipo. Uma coisa assim. Mas o melhor é não fazer essa comparação. Não é o “Ano de áries”. É o “Ano do Dragão”. A astrologia chinesa segue uma lógica diferente e traçar paralelos nem sempre vai funcionar.
Fica também outra dica. Nesses tempos em que tudo pode ser embrulhado pra viagem você com certeza vai encontrar uma onda de produtos associados a figura do dragão. Você não precisa sair comprando dragões pra “se proteger”, “atrair sorte” ou coisas assim. A não ser que você goste de dragões.

O bom mesmo é aproveitar a energia intensa e construtiva do ano para ousar mais, para construir e começar grandes projetos. Dragão chega barulhento, dramático e explosivo, mas sempre trazendo muita sorte!

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...