quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sarcófago granito-rosa da rainha Behenu é descoberto no Egito

CAIRO: Arqueólogos desenterraram o sarcófago intacto da rainha egípcia Behenu, um artefato de 4000 anos feito de um raro granito de coloração roseada. O sarcófago foi encontrado dentro de sua câmara funerária, próximo a pirâmide em Saqqara, anunciou o arqueólogo responsável. A câmara de seu Antigo Reino foi seriamente danificada, com exceção de duas paredes internas recobertas por encantamentos destinados a ajudar a velha rainha na vida após a morte. Tais feitiços eram comuns em túmulos reais durante as dinastias 5 e 6, disse Hawass.

"Textos também foram encontrados na câmara mortuária do Rei Unas, em Saqqara, o último rei da dinastia 5", acrescentou. A necrópole bem conhecida de Saqqara, localizada 30 km ao sul do Cairo, serviu a cidade de Memphis, que em tempos antigos foi invadida por ladrões e mercenários. A quinta dinastia durou entre os anos de 2465 a 2323 AEC (Antes da Era Comum), enquanto que a sexta dinastia ocorreu entre 2323 e 2150 AEC. Logo após, o Império Antigo entrou em colapso devido a revoltas sociais.

Philippe Collombert, que chefiou a missão francesa que escavaram o túmulo de Behenu, disse que sua equipe encontrou o sarcófago da rainha egípcia dentro da necrópole de Pepi I em Saqqara. "É um sarcófago de granito, bem conservado, gravado com diversos títulos da rainha, mas não diz nada sobre a identidade de seu marido", disse Collombert. Os arqueólogos não têm certeza se Behenu era a esposa de Pepi I ou Pepi II, ambos governantes da sexta dinastia.

Um dos lados do sarcófago trazia a inscrição em hieróglifo "a esposa do Rei e amado". A pirâmide de Behenu possui 25 metros de comprimento e foi descoberta em 2007, juntamente com 7 pirâmides pertencentes a rainha Inenek, Nubunet, Meretites II, Ankhespepy III, Miha, e uma rainha não identificada.

Fonte: The Daily Star
Tradução: Douglas Phoenix


0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...