sexta-feira, 6 de abril de 2012

Universo Simbólico: O que é Simbologia? (Parte 1)



Olá, pessoal! Desde que eu adentrei nesta senda Mágicka interessei-me por este tema porque ele faz com que tenhamos uma ampla visão de um mundo totalmente diferente, rico e cheio de raízes. Uma nova dimensão multifacetada que se abre para aqueles que se dedicam ao estudo profundo e detalhista. Detalhes estes que realmente fazem muita diferença, particularidade esta que chama tanto a atenção e com certeza, terei a maior satisfação em compartilhar tudo aquilo que eu aprendi e estou aprendendo nesta caminhada, e que de certa será muito útil para todos, pois uma vez imerso e desperto nesta área é permitir que suas raízes se fixem em nossa mente. Espero sinceramente que vocês gostem deste espaço que será escrito de coração e desde já, torcendo para que vocês se identifiquem com o tema, dou-lhe as boas vindas à este Universo tão antigo chamado: SIMBOLOGIA.


SIMBOLOGIA= SIM+BOLO+ORGIA? NÃO!!!



Tenho presenciado nos últimos tempos muitos falando sobre símbolos e de seus significados, até mesmo mostrando seus vastos conhecimentos em diferentes tipos de símbolos e os desmistificando, mas o que realmente me questiono é se muitos desses sabem o que de fato é simbologia e de onde ela vem?


Simbologia é uma ciência que é muito mais antiga do que podemos imaginar, pois ela era a base de conhecimento e base de instrução dos povos primitivos, porque levando em consideração que não se tinha    conhecimentos propriamente estabelecidos era necessário expor em algo físico aquilo que era visto, sentido e vivenciado mentalmente, de uma forma simbólica não somente para o entendimento individual, mas também o entendimento coletivo. Ela como base deste conhecimento é totalmente de cunho social, ou seja, tudo que era passado no individual era refletido no coletivo tamanho é a sua influência.


Os símbolos são uma transformação daquilo que foi criado pela mente em algo físico e palpável e que faz parte de algo supra ou sobrenatural. Transforma o invisível no visível, o irreal em algo totalmente real. Como dito acima, a simbologia sendo a base da instrução primitiva era capaz de tornar explicável um fato quando o grupo, ou civilização não possuía o conhecimento do que ocorria ou aquilo que a razão social tomava como de veracidade duvidosa.


Eles são atemporais e independem de cultura ou civilização, sendo assim, permitiu que todo o conhecimento das Eras antigas chegasse até os dias atuais, fazendo de todos nós privilegiados por obter todo o conhecimento sobre as diversas manifestações folclóricas e filosóficas destes povos, enriquecendo dia após dia nossas visões a respeito de um fator simbólico.

Possuindo sua mensagem real os símbolos influenciam as pessoas de forma individual. Cada pessoa irá reagir de forma diferente para cada tipo de símbolo, daí temos os casos de pessoas que possuem maior afinidade com certos tipos e outras nem tanto. É interessante percebermos que a simbologia está em toda parte, nos banners publicitários, nas propagandas de televisão, nos filmes, desenhos, nas músicas e até mesmo em nossas simples fotos de família, o que causa certo espanto tamanho é o significado oculto que nelas podemos encontrar. Lembrando que o nosso corpo também se expressa de forma simbólica. Saber interpretar o que ele quer dizer pode nos colocar a frente à algumas situações. 


imagem simbólica é formada por vários fatores que a influenciam no resultado final e na mensagem a ser passada, tais como as cores, as formas, os itens que caracterizam movimento e expressão, dentre outros. Assim como aquele que produz o símbolo, independente de sociedade ou cultura tem que se atentar nos detalhes para que a função e a mensagem real esteja sendo empregada de acordo com a intenção e de certa pela e na base do conhecimento simbólico, seja ele mágicko ou não.

Sendo assim, preparem o terceiro olho abrindo suas visões e descubram um novo ponto de vista.  Como diz a célebre frase: “Em terra de cego, quem tem olho é Rei!”


Pensaremos um pouco mais sobre este vasto tema na segunda parte. Agradeço a paciência e te espero aqui semana que vem!


A todos,

Pax, Lux et Nox!


1 comentários:

Vinicius disse...

Interessante o texto, ficarei no aguardo do segundo, na esperança de ver mais "detalhes" a cerca dos símbolos. Desde o conhecimento necessário para ativar sua correspondência.

Lord Vincus

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...