quinta-feira, 5 de abril de 2012

Caminhando entre as Deusas: Deméter

Deméter é uma Deusa Grega e é a uma das faces Mãe da Deusa. Com sua filha Perséfone são descritas como uma díade inseparável e assim para falar de uma, terei que contar a história da outra. Mas  primeiro, falemos um pouco sobre Deméter.

Filha de Crono, Deus do Tempo e da Deusa Réia, Mãe de todos os Deuses. Deméter é a própria Mãe Terra. Ela é aquela que alimenta os seres humanos e cuida deles, guardiã dos mistérios da reprodução e da renovação da vida, foi quem ensinou os homens a arte da semeadura e da colheita. Por ser uma Mãe zelosa, Ela preside os nascimentos e relacionamentos com os filhos, projetos de vida e qualquer tipo de criação.

Ela possuí o grão como seu símbolo mais importante. As oferendas em seu altar eram naturais, favos de mel, lã não fiada, uvas, grãos crus e etc., são alguns exemplos. O porco era o único animal associado a Ela e, nessa época, ele era visto como aquele que conseguia absorver todo o mal e ao ser sacrificado todo o mal era eliminado e sua carne transformava-se na energia positiva que alimentaria a todos.

Deméter é ligada a fertilidade e teve vários casos. Sua filha Perséfone é filha de Zeus e é considerada a alma do mundo. Reza a lenda, que um belo dia enquanto Perséfone passeava despreocupadamente pela terra, Hades raptou-a e levou-a para o submundo. Deméter só ouviu os gritos de sua filha, procurou por todos os cantos da terra durante nove dias e nove noites e ninguém, nem Deuses, nem humanos, nem animais teve coragem de dizer que sua filha havia sido raptada por seu irmão Hades. As flores murcharam, os grãos secaram, nada mais brotou na terra, e esta que antes era colorida tingiu-se de uma cor amarelo ouro. Hécate, Deusa ligada aos aspectos da morte e das encruzilhadas, com pena da dor de Deméter resolveu contar a ela o que havia acontecido e sussurrou em seu ouvido. Deméter não acreditou. Hécate lhe disse pra perguntar ao Deus Hélio, o Deus Solar que tudo há tudo via e lá foram as duas conversar com Ele. Hélio confirmou o ocorrido. Deméter pediu justiça e que Zeus interferisse. Zeus ficou sem saber o que fazer. Conversou de cá e de lá e o resultado é que Hades teve que devolver Perséfone para que ninguém morresse, pois o inverno já tava castigando demais a terra.  Só que a jovem Perséfone comeu sementes de romãs do submundo e por ter comido um alimento do submundo ela não poderia retornar ao mundo dos vivos. O acordo feito é que ela passaria metade do ano com sua mãe, no mundo dos vivos e a metade restante reinando ao lado de Hades. Perséfone também já estava apaixonada por ele a essa altura do campeonato! Esse trato agradou a todo mundo e o mito explica as estações do ano.

Pois bem, Deméter e Perséfone estão ligadas aos Mistérios dos Elêusis (os Mistérios da libertação), da vida e da morte e da ressurreição. O que se sabe sobre esses ritos era o que podia ser visto fora do templo, o ato público, porém, a iniciação a esses mistérios era algo privado aos iniciados e só eles sabiam o que ocorria dentro do Templo.

Ao meditar com Deméter podemos encontrar conhecimento sobre o processo de criação (vida e morte), assim como a ligação e o relacionamento entre pais e filhos e que mesmo como pais amorosos e preocupados, não podemos viver ligados aos filhos, eles possuem o seu próprio destino.

Curiosidade: dizem que Deméter pariu Dionísio, filho de Zeus e Deus do vinho!!!! E que teve um pequeno caso com Poseidon, enquanto chorava pelo sumiço de sua filha!!!

Beijocas estaladas no coração de todos!

Referências Bibliográficas:
- DONATELLI, M. (coord.); O livro das Deusas – Grupo Rodas da Lua.  São Paulo: Publifolha, 2005;
- IONS, V.; História ilustrada da Mitologia.  1° Ed., São Paulo: Editora Manole Ltda, 1999;
- MARASHINSKY, A. S.; O oráculo da Deusa: um novo método de adivinhação. São Paulo: Pensamento, 2007;
MONAGHANP.;  O caminho da Deusa: mitos, invocações e rituais. São Paulo: Pensamento, 2009.

PIETROC.; A arte da invocação: invocações, textos ritualistícos e orações sagradas para praticantes  de Wicca, Bruxaria e  Paganismo. São Paulo: Gaia, 2008;
PIETROC.; Todas as Deusas do mundo: rituais wiccanos para celebrar a Deusa em suas diferentes faces. 2° Ed. São Paulo: Gaia, 2003 (Coleção Gaia Alémdalenda);
ROBLESM.;  Mulheres, mitos e Deusas: o feminino através dos tempos. São Paulo: Aleph, 2006;
- SALIS, V. D.;  Mitologia viva: aprendendo com os deuses a arte de viver e amar. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2003;

2 comentários:

Eross Wertt disse...

Parabéns ao autor, texto com bibliografia e embasado.
Alguns autores citam o mito de Adônis de forma similar ao de Dioniso, substituindo Deméter por Sêmele.
Obrigado por compartilhar no grupo Stregoneria Brasiliana, Douglas.
Gratidão
Bênçãos de Apolo.

Eross Wertt disse...

gostei também do novo visual do blog do jornal
muito atrativo.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...