quinta-feira, 19 de abril de 2012

Caminhando entre as Deusas: Coatlicue


Coatlicue é a Deusa Mãe dos Astecas. A Mãe Terra, a mãe da vida e da morte. Seu nome significa "aquela que veste uma saia de serpentes" e sua história tem haver com amor e tem haver com dor. 

Reza a lenda que Coatlicue era casada com Mixcoatl (Deus da Tempestade e da Caça, seu nome significa Serpente das Nuvens) com ele teve dois filhos, Coyolxauhqui (Deusa da Lua) e Huitzilopochtli (Deus do Sol), além disso tinha mais 400 filhas estrelas. Sua função era varrer os céus duas vezes por dia, uma para a chegada do seu filho Sol, outra para a chegada de suas filhas Lua e estrelas. Certo dia, enquanto varria o céu, plumas brancas caíram em seu seio e ela ficou grávida. Seus filhos ficaram com medo do que esse novo irmão poderia fazer com eles e juraram matar sua mãe para que o rebento não nascesse. No entanto, sua filha Coyolxauhqui, avisou-a do perigo dando tempo para que ela fugisse. Seus irmãos enfurecidos, decapitaram-na como castigo e sua mãe como recompensa, colocou a cabeça brilhante de sua filha para sempre no céu.  

Existem variações no mito de Coatlicue, em alguns deles, Ela está grávida do Deus Sol, e a Deusa Lua é quem comanda a revolta contra a Deusa, o Deus Sol, no entanto, antes que tentem matar sua mãe, pula do ventre já crescido e pronto para a luta e decapita sua irmã, lança sua cabeça aos seus, e destrói todas as suas irmãs estrelas. Coatlicue condena sua ação à escuridão eterna e toda noite ele necessita brigar contra as forças da escuridão para retornar a terra.

Os povos antigos não temiam a morte, eles viam-na como necessária a vida, como uma renovação e por isso adoravam-na. Além disso, o mito de Coatlicue nos fala sobre a superação da dor da perda, da dor infligida pelo outro, ou simplesmente da dor, da dor ocasionada por todos aqueles que amam e sofrem por amor. Como podemos transforma-la?

Olhe bem para a imagem ao lado da Deusa. Inicialmente, ela é assustadora, não?

Observe, mais um pouco... Ela começa a parecer atraente? O que as cobras lhe dizem? O que as serpentes sibilam para você?

Coatlicue está ligada a morte e a transformação. Ela está associada ao fogo que queima tudo aquilo que não nos serve mais, assim como, ela também possui a função de varrer tudo aquilo que não nos serve mais e prepara a chegada do novo.


Está na hora de deixar o velho para trás e com ele a dor e abrir os braços para o novo. Meditem com Coatlicue. 

Beijocas estaladas no coração de todos.


Referências:


- MARASHINSKY, A. S.; O oráculo da Deusa: um novo método de adivinhação. São Paulo: Pensamento, 2007;
PIETROC.; A arte da invocação: invocações, textos ritualistícos e orações sagradas para praticantes  de Wicca, Bruxaria e  Paganismo. São Paulo: Gaia, 2008;
PIETROC.; Todas as Deusas do mundo: rituais wiccanos para celebrar a Deusa em suas diferentes faces. 2° Ed. São Paulo: Gaia, 2003 (Coleção Gaia Alémdalenda);
http://caminhandoparaaradia.blogspot.com/2011/11/coatlicue.html

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...