segunda-feira, 23 de abril de 2012

A lança: Odin

Odin, ou Wotan, é o pai dos Deuses na cultura nórdica. Além disso, ele é conhecido por ser o Deus das Guerras, dos Heróis e Senhor dos Mortos, além de também estar associado ao êxtase, à magia, a arte e a poesia.

Odin passou por várias provas para conquistar a sua sabedoria e o seu conhecimento: primeiro, ele participou de um ritual de sacrifício onde ficou pendurado na árvore do mundo, Yggdrasil, de cabeça para baixo e ferido por sua própria lança com fome e sede durante nove dias e nove noites, ao fim destes dias e noites, ele avistou no chão os caracteres rúnicos no chão e os recolheu, por isso ele é conhecido como o Senhor das Runas e todos aqueles que desejam conhecer e ter acesso a esse método de adivinhação devem pedir sua permissão; ainda não satisfeito, Odin procurou o gigante Mimir, que guardava a "Fonte do Conhecimento", e pediu permissão para beber da água dessa fonte para que ele pudesse ficar mais sábio, o gigante disse que não teria problema, desde que ele pagasse o preço, este era um de seus olhos.

Odin é casado com a Deusa Frigg. Construiu para eles um palácio, Valaskjálf, em Asgard, a terra dos Deuses. Sentado em seu trono, Hliðskjálf, e tendo aos seus pés dois lobos que o guardavam e se alimentavam de toda carne que era ofertada aos Deuses e, dois corvos, Hugin (Espírito e Razão) e Munin (Memória e Entendimento) ombros, que sobrevoavam o mundo em busca de novidades e depois posavam em seus ombros, Ele podia observar tudo o que acontecia nos nove mundos (a cultura nórdica acredita que existem nove mundos que são sustentados pela árvore Yggdrasil). Possui um manto mágico que o protege, além da lança Gungnir, forjada pelos anões ferreiros, que só para depois de atingir o alvo, e o cavalo Sleipnir de oito patas que se locomove entre as esferas humana e divina.

Quando havia uma batalha, Odin sempre ordenava as Valquírias para irem em busca dos guerreiros tombados em batalha; os mais valorosos guerreiros lhe faziam companhia esperando o dia do Ragnarokk, o apocalipse da cultura nórdica, onde depois da batalha se daria  o surgimento de uma nova raça e o planeta passaria a ser um planeta de regeneração.

Odin pode mudar de forma e por isso também é conhecido como Grimnir (o Mascarado), também é chamado de Hagagud (Deus dos enforcados) relacionando aos criminosos e ao saber das runas; Bölverkr (o que traz os males) é a face temida de Odin; Byleygr (o que não olha nos olhos) e Glapsvidir (aquele que é apto para os enganos), Valfodr (pai dos assassinos)... são alguns dos nomes de Odin e mostra sua natureza múltipla.

A palavra Odin possui a raiz na palavra Od que significa "vento" ou "espírito" e Wotan possui a raiz na palavra Wut que significa "fúria", ou seja, assim como o vento pode ser suave e leve ele também pode ser forte e ameaçador. 

Se quiser encontrar com Odin, vá com cautela e respeite o seu poder, ele valoriza esses atributos, a sabedoria de quem conhece suas limitações, no entanto, por possuir o dom de se camuflar e mudar de forma ele também poderá pregar algumas peças naqueles que tentar engana-lo.

Ele pode estar onde você menos esperar... Olhe com cautela...

Beijocas estaladas no coração de todos...

Bibliografia consultada:










0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...