sábado, 21 de abril de 2012

Cotidiano Pagão: Banhos de Sal (Ervas e Óleos)



Olá! Hoje vou-vos falar sobre banhos de sal, como fazê-los, tanto para uso imediato como fazer para guardar e ir usando! Os banhos de sal são algo muito útil, principalmente para limpeza pessoal, após um longo dia de trabalho ou um período estressante nas nossas vidas.
Vamos nos basear em dois tipos de banhos de sal: Um feito com ervas e outro feito a partir de óleos essenciais.

Há algo que essencial para os dois tipos:
  • Sal Marinho
  • Bicarbonato de Sódio (Para conservar, caso não seja para usar logo mas para durar mais tempo. Se for para uso imediato, não é necessário!)
Coloque todos os ingredientes que quer usar perto de si, se não souber as propriedades de cada óleo ou erva, uma pesquisa rapidinha no google ou em livros sobre ervas, irá encontrar as propriedades de cada erva e planta. Mas, pode fazer de qualquer outra erva ou óleo que deseje.

Encontre um recipiente que seja do seu agrado e encha-o até cerca de metade com sal marinho (pode usar um funil ou outra forma para filtrar os pedaços maiores, de forma a que não fique com grandes cubos de sal dentro do recipiente) e adicione (se desejar) um pedaço de bicarbonato de sódio (o tamanho do pedaço, depende do tamanho do recipiente que está usando). Misture bem estes dois componentes, se usar bicarbonato. Caso contrário, pode seguir para a próxima fase.

De seguida, adicione as ervas a seu gosto. A quantidade, é aquela que desejar, lembrando que terá impacto no cheiro (o que é muito bom!). Se desejar, pode também adicionar alguns óleos essenciais a esta mistura, para dar o cheiro. Tape o recipiente e abane bem, para misturar todos os ingredientes, para que fique tudo bem misturado.

Existe no mercado colorantes em pó, que não fazem mal a saúde, e que dão um aspecto bonito e colorido aos seus sais, se quiser. Pessoalmente, gosto mais ao natural, mas isto vai do gosto de cada um, é claro!

Já no caso dos óleos essenciais, repita o processo inicial, encontre um recipiente, encha-o até cerca de metade com sal marinho (pode usar um funil) e adicione o bicarbonato de sódio, se desejar. O motivo por que, tanto no caso das ervas, como neste caso, enchemos até metade, é porque se torna mais prático quando é para misturar. É complicado misturar duas coisas se o recipiente estiver cheio até cima, não é? Misture bem o sal com o bicarbonato de sódio. Caso não adicione este último elemento, siga já para os óleos.

De seguida, você escolhe o seu óleo, e aqui você tem de ter bastante cuidado, porque os óleos essenciais são complicados de lidar. A viscosidade de cada óleo muda dependendo do óleo, por isso, tenha cuidado ao deitar as gotinhas. A quantidade de gotinhas, depende do gosto que você tem por cada óleo. Se gostar muito de um óleo, pode por umas 9 ou 10 gotas, à vontade. E sinta-se à vontade para misturar óleos também (mas informe-se sobre os efeitos secundários de determinados óleos!).

Após adicionar os óleos, pode adicionar mais um pedaço de sal, apenas para que o sal que entrou em direto contato com os óleos não fique pegado à tampa do recipiente e, de seguida, abane bem para misturar bem todos os elementos utilizados.

Agora, conselhos finais: Informe-se bem sobre as ervas ou os óleos que vai usar. Cada erva tem seus cuidados e contra-indicações. Por exemplo, se estiver grávida ou amamentando, NÃO consuma arruda! É uma erva abortiva, não é recomendável. E veja também suas alergias, é possível ter alergias a determinados óleos essenciais.
Informe-se muito bem antes de começar a utilizar os produtos. Depois, tenha cuidado e aproveite o seu banho!
Adicione umas velas e um incenso para dar um cheiro agradável e relaxe!

Bênçãos da Deusa,
MissElphie
Fonte:

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...