sábado, 28 de abril de 2012

Cotidiano Pagão: Beltane e Samhain - Atividades



Beltane e Samhain

Sei que nem todos os que leem a minha coluna são Wiccans ou seguem a Roda do Ano Wiccan, mas hoje decidi colocar aqui um artigo sobre dois costumes, um de Beltane, o Mastro de Beltane, e um de Samhain, abóboras, dado que brevemente está chegando Beltane ao Hemisfério Norte e Samhain ao hemisfério sul.

Mastro de Beltane
Você precisa de...
  • Um tronco fino de uma árvore com mais ou menos 2 metros de altura;
  • Fitas multicoloridas, com 10 cm de largura, na mesma quantidade de participantes da cerimônia do Sabbat;
  • Pregos e martelo;
  • Uma coroa de flores coloridas.
No caso de estar a fazer isto de forma solitária, pode optar por um tamanho mais pequeno e as fitas que você desejar.

 Agora pode começar a pregar as fitas em uma das extremidades do tronco, a que ficará para cima. Pode também decorar o tronco, se assim entender que é correcto e que fica do seu agrado.

Posicione a coroa de flores na extremidade que você pregou as fitas de modo que os pregos sejam ocultados pelas flores. De seguida prenda as fitas no tronco com um elástico para que elas não embaracem.

Agora, se divirta no seu ritual. É bem fácil.

***

Decoração com Abóboras
Escolha uma abóbora fresca que você goste. Veja o formato e escolha aquele que lhe agrada mais. No topo da abóbora, desenhe um círculo para começar a cortar, sabendo que tem de caber a sua mão lá dentro.

Corte esse círculo, com uma faca ou com um instrumento próprio que pode ser adquirido no mercado. Cuidado para não se cortar! Remova o caule e limpe a parte superior com cuidado para não estragar o topo, pois será a 'tampa' da nossa abóbora! Agora, retire o interior (pode aproveitar para fazer sopa de abóbora ou um bolo!) com uma colher.

De seguida, desenhe uma cara a seu gosto na abóbora. Conselho: Faça desenhos grandes, pois detalhes pequenos são mais complicados de cortar, principalmente se você não tem experiência com abóboras.

Agora pegue de novo na sua faca ou instrumento de cortar e recorte esses detalhes cuidadosamente, para não estragar a abóbora. Fazendo pressão por dentro da abóbora, empurre os pedaços que você cortou para fora, mas com cuidado para não estragar.

De seguida, é só colocar uma vela dentro da abóbora e apreciar! Mas cuidado sempre, não deixe velas sem serem vigiadas e certifique-se que no interior da abóbora não ficaram pedaços soltos que podem pegar lume.

Espero que tenham gostado destas dicas e se divirtam nas vossas atividades festivas!
Boas celebrações a todos!
Bênçãos da Deusa,
MissElphie
Fontes:
Mastro de Beltane foi retirado de um documento que tinha no computador, já velhinho. Não recordo de onde baixei, se alguém souber, agradeço que indique para que possa dar o devido crédito.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...