terça-feira, 17 de julho de 2012

Filosofia oculta: As Leis (Parte 3)


4° Lei – O principio de polaridade

“Tudo é Duplo; tudo tem dois polos; tudo tem seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados”. – O Caibalion-

Tudo que existe possui oposto, e os opostos são variações de vibração de uma mesma substância. Amor e ódio são de mesma natureza, mas de graus vibratórios diferentes, assim como bem e mal, devagar e rápido, claro e escuro.

“8- Tudo se faz por contraste, da luta dos contrários nasce a mais bela harmonia.”(Heráclito o obscuro, Fragmentos, o mobilismo )
“10- Correlações! Completo e incompleto, concorde e discorde, harmonia e desarmonia , e todas as coisas um, e de um, todas as coisas” ( Heráclito o obscuro, fragmentos, o mobilismo)
“53- A guerra é o pais de todas as coisas, rei de tudo; de um fez deuses, de outros homens; de uns escravos, de outros, livres.” ( Heráclito o obscuro, fragmentos, o mobilismo)
“60- O caminho para o alto e para baixo é um e o mesmo.” ( Heráclito o obscuro, fragmentos, o mobilismo)
“ 88- Trata-se de uma única e mesma coisa: a vida e a morte, a vigília e o sono, a juventude e a velhice; pois a mudança de um leva a velhice, e vice-versa” ( Heráclito o obscuro, fragmentos, o mobilismo)
“126- O frio torna-se quente, o quente torna-se frio, o úmido seco, e o seco úmido.” ( Heráclito o obscuro, fragmentos, o mobilismo)

Tudo tem seu oposto e tende a ele, o jovem tende ao velho, a vida tende a morte, do mesmo modo a morte tenderá a vida, e o velho tornará jovem novamente. Todas as coisas podem ser mudadas em grau.

Esta lei que me permite realizar grandes transformações, desde que sejam de mesma natureza, não pode transformar pedra em felicidade, mas posso transformar felicidade em infelicidade, ou alegria em tristeza, e um sempre tende ao outro, para muitos, dos dois, nasce a harmonia.

Deve-se entender que essa regra toca tudo que não é absoluto, o motor primeiro não é tocado pela regra.

Cuidado meus caríssimos leitores, para não tomar como verdadeiro o fato de que exista um bom e um mal, um quente e um frio separados. O frio pode ser quente quando o comparamos a algo mais frio, o mal pode ser bem quando o comparamos a algo muito pior.
Este principio joga uma luz sobre diversos assuntos.



5° Lei: O principio do Ritmo.

“Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobre e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento a direita é a medida do movimento a esquerda, o ritmo é a compensação”. – O Caibalion –

A Leis do Ritmo conta que tudo no universo é cíclico, tudo tende a idas e vindas, como as ondas que avançam na praia e retornam novamente ao mar, mas mais em breve avançarão novamente. Como o homem que nasce, cresce, morre, renasce, cresce e morre novamente. Assim como as civilizações tornam-se grande, a lei do ritmo as leva a ruína.

Dessa forma quando estamos tristes podemos vibrar nossa energia e gerar o oposto do que nos causa problemas, assim impomos alegria contra a tristeza, ambas se anularão pois são opostas. Quem dominar essa técnica dominará também a ataraxia(estado harmônico), e não será levado com tanta força pelo pendulo, a lei lhe será menos agressiva.

Darei exemplos para clarear:

Em suma essa lei diz que tudo tende ao seu oposto, o homem que goza de imensos prazeres, tende a imensos sofrimentos, o homem que sabe ponderar seus prazeres, tende a sofrimentos ponderados. O paupérrimo é mais feliz quando come que o rico, o imenso sofrimento da falta lhe traz imenso prazer de ganho, ao passo que aos mais afortunados, que possuem imenso  prazer de ganho sofrem imensamente com a falta. Aquele que ganha, mas modera-se sobre isso ou perde e procura não sofrer muito, estarão em equilíbrio maior que a maioria, e não serão tão passíveis ao ritmo.

“90- O fogo se transforma em todas as coisas, assim como todas as coisas se transformam em fogo, assim como se troca mercadoria por ouro e o ouro por mercadoria.” ( Heráclito o obscuro, fragmentos, o mobilismo)

(continua...)

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...