domingo, 29 de julho de 2012

Cotidiano Pagão: Artesanato de Verão

 
Olá! Uma vez mais, desculpem pelo atraso. Hoje venho com algo novo, adquiri um livro com diversas atividades e construções relacionadas com as estações e, como em Portugal é Verão (e muito calor, só para que conste!) decidi começar pelas atividades de Verão!
  • Paraquedistas
Material Necessário:
  1.  24-30cm2 de tecido leve ou papel de seda, branco ou de cor. 
  2. Linhas com 35cm de comprimento, quatro por paraquedas. 
  3. Cera ou Barro
Realização:
  1. Prenda a linha aos quatro cantos do tecido, amarrotando cada canto, enrolando uma ponta da linha à volta dele algumas vezes e dando um nó. Deixe a outra ponta do fio livre.
  2. Prenda os outros três fios. Junte as pontas soltas e dê-lhes um nó.
  3. Envolva o nó numa bola de cera ou barro e, se quiser, molde uma pessoa pequena. Dê-lhe apenas uma forma muito geral, sem acrescentar grandes pormenores. 
  • Ilhas de Musgo
 Material Necessário:
  1.  Musgo (apanhe um pouco num sítio onde cresça naturalmente: áreas úmidas, margens de regatos, etc.)
  2. Pá pequena ou pá de jardinagem
  3. Recipiente grande para água (lençol de água ou areia, banheira, bacias, etc).
  4. Pedras de tamanho médio e grande
  5. Areia
  6. Água
  7. Barcos de noz ou rolhas, palitos, etc.
  8. Pulverizador de plantas
Realização:
  1. Retire o musgo com cuidado, juntamente com uma camada de terra, e conserve-o úmido enquanto o transporta. Proteja a área donde retirou o musgo, preenchendo os espaços e calcando a terra solta com cuidado. Nunca retire demasiado de um só sítio.
  2. Disponha as pedras ao centro e nos cantos do recipiente da água, firmando-as para fazerem pequenos rochedos ou montanhas (crie cavernas, deixando espaços entre as rochas). Faça uma pequena praia perto da base de um rochedo colocando alguma areia em cima de uma rocha rasa. 
  3. Junte cuidadosamente o musgo às ilhas rochosas, torando-as verdes e cheias de vida. Veja bem se o musgo tem uma boa base de terra, juntando alguma se for necessário. Calque o musgo nos espaços rochosos. Não precisa de cobrir completamente as rochas.
  4. Encha o contentor de água quase até meio. Necessita de água suficiente para que as crianças possam-se divertir sem inundar as praias e as ilhas. 
  5. Pode criar barcos de noz, pequenos homens de cera ou barquinhos com rolhas, velas, palitos e muito mais para que as crianças se possam entreter durante horas a fio!

Espero que tenham gostado, pessoalmente, espero um dia ter oportunidade de criar Ilhas de Musgo! E, claro, verão fotos se tal acontecer! 

Bênçãos da Deusa,
MissElphie
Fonte:
Petrash, Carol (1992). Os Tesouros da Terra. Lisboa: Instituto Piaget.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...