domingo, 8 de julho de 2012

Cultus Deorum: Origens

O Cultus Deorum Romanorum é uma religiosidade que se baseia na religião, na sociedade e nos costumes romanos. É parte de uma família de religiões indo-européias que inclui, dentre outras, a religião védica. 

As religiões romana e védica mostram muitos paralelos; os ciclos domésticos de ritual diário e anual, a importância do fogo da lareira , as atitudes em relação aos antepassados falecidos. Esses paralelos refletem o fato de que os romanos foram originalmente uma tribo indo-européia partilhando a mesma religião com outras tribos indo-européias. 

Tem sido documentado e comentado que os extremos das migrações indo-européias (por exemplo, romanas e hindus) são as mais antigas e, portanto, em diversas maneiras estão mais próximas na medida em que refletem as tradições mais antigas (porque não eram próximos o suficiente, geograficamente, para serem afetados por correções posteriores).

Como ingressar no Cultus Deorum?

Não existe uma maneira única, mas sim uma série de ações conjuntas que, aos poucos, ajudam o cultor ou cultrix a vivenciar a espiritualidade.

Um dos atrativos do cultus deorum é sua incrível diversidade, desde Sulis da Bretanha a Serápis e Ísis do Egito, mas sempre num contexto cultural romano. 

Existem diversas referências mitológicas, históricas e filosóficas sobre a cultura romana, mas cabe ao cultor ou cultrix, de forma individual ou coletiva, unir esse conhecimento com a ação e intuição.

Ao contrário das religiões cristãs, não há necessidade de um caminho para os Deuses, pois eles já estão entre nós. Basta ficar atento, procurar por sinais como fizeram os romanos, abrir-se a Eles. Intuição e criatividade são as melhores maneiras. Então escreva poemas, faça oferendas de vinho e frutas, experimente os auspícios do tempo e das aves. 

Lembre-se de seus sonhos, os Deuses falarão com você, mas é preciso que esteja aberto, pronto para ouvir. Você também pode começar construindo um Lararium. Um simples está bom. Comece por escolher um lugar, prateleira ou armário. 

Tente conviver com seu lararium por um tempo, conectar-se com seus antepassados. Pesquise e organize um calendário de celebrações romanas, escolha algumas que considere especiais e celebre esses ritos de Calendas, Idos, bem como outras festividades romanas, cada uma com um significado especial que pode ser interpretado de forma a gerar aprendizado para o cultor.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...