quarta-feira, 25 de julho de 2012

Universo Simbólico: O Vodoum, as Vévés e o Sincretismo persistente.

Olá pessoal, eu estava quase toda a semana passada falando com uns conhecidos meus sobre Sigilo e com o passar dos dias me deparei com as “Vévés” de cultura Vodoum, são sigilos interessantes igual a sua parte histórica. São muitas as semelhanças com a nossa cultura Afro-brasileira, dentre outras. Vale relembrar que existem muitas outras formas de Vodoum espalhadas pelo mundo  e que tudo faz parte de uma “Grande, resistente e multicolorida Teia”.

O termo Vodoum ou Vudu, dentre outras, foi reconhecida no Oeste da África no reino chamado Daomé atualmente conhecido como Benim. Com a escravidão no século 19, os nativos de Daomé foram capturados e levados para que fossem trocados por armas e alimentos por mercadores europeus, o que os levou a se estabelecer em muitas partes das Índias Ocidentais e no Haiti. Como na época a igreja católica demorou a constituir um clero que pudesse batalhar pela religião cristã no Haiti, esta ausência prolongada deu aos escravos a oportunidade de combinarem a sua religião, o vodu, com o catolicismo, formando um denso sincretismo religioso. Diz-se que 95% dos haitianos são católicos e 100%, adeptos do vodoum. Tanto é assim que, às vezes, é difícil determinar onde acaba o catolicismo e começa o voduísmo.




A maioria das religiões possui líderes que conduzem seus cultos e rituais. No vodu isso também existe, eles são conhecidos por Hungans. A mulher também tem a sua participação, porém, a terminologia a ela conferida é Mambo.  Existem algumas informações que apontam o voduísmo como uma religião matriarcal, na qual a Mambo é conhecida também como rainha, porém, é o Hungan que preside o Hunfort, (o santuário religioso). O Sacerdote vodu possui várias posições: atua como curandeiro, adivinho e exorcista. Nas comunidades em que se observa a falta do sacerdote a mulher toma a frente, sendo considerada a maior autoridade religiosa. (Qualquer  semelhança com  algumas  tradições  Wiccanas  são  mera  coincidência). 



Dança Vodoum de Invocação
As “Vévés” que derivam dos povos Taino, (Índios Pré-colombianos que habitavam o Haiti e a república dominicana em cinco Reinos por volta de 1492, com a chegada de Cristóvão Colombo á América) são representações de figuras do mundo astral, que se assemelham ao propósito dos Sigilos encontrados na Goetia e até mesmo dos pontos riscados na cultura Afro. Seu simbolismo é rico em detalhes e cada traço dos Vévés nos fazem lembrar das formas de Magiah Riscada utilizada na Cultura Nagô. No Vodoum não existem entidades exclusivas para praticar o mal e sim é crença que todas as entidades são duais e tudo varia de acordo como são tratadas, muito semelhante a Umbanda. Os nomes das divindades se alteram, dependendo da região onde o ritual é praticado, mas a maioria dos adeptos dessa prática considera que o panteão veio do Oeste africano. As entidades desses panteões, por muitas vezes, são consideradas pelos adeptos como espíritos de pessoas que já morreram, homens que tiveram importância dentro da comunidade religiosa, príncipes ou sacerdotes. Esses espíritos levam o nome de “loas”, e podem ser classificados em entidades de dois grupos:

Rada:
Entidades transmitidas por Daomé.

Petros:
Entidades que, ao longo do tempo, infiltraram-se na prática religiosa vodoum. Segundo a crença vodoum, as manifestações dos grupos Petros e Rada têm personalidades e sensibilidades definidas e procuram sempre seguir uma família específica de adeptos. Outras divindades são públicas, manifestando-se em qualquer pessoa.



Maio é o período do ano mais ativo para os adeptos do vodu, pois é quando se intensifica o ritual e magias em busca da “felicidade”. Quando pensamos em vodoum, sempre nos vem à mente bonecos sendo espetados por agulhas. Esta forma de Culto religioso não e só feita disso, muitas das suas praticas são muito sigilosas e todas as formas de feitiçaria só dependem da intenção (fator extremamente importante) de quem as utiliza. Neste texto vimos algumas particularidades e fizemos algumas comparações com alguns credos religiosos. Sincretismo  que sempre irá persistir. Acreditando ter clareado parcialmente a visão que a mídia tem dado para este assunto que é  muito extenso e ter aberto a vocês outros caminhos, agradeço desde já a visita.

A Todos,
Pax Lux et Nox.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...