terça-feira, 24 de julho de 2012

Filosofia Oculta: As Leis (Parte 04)

6° Lei: Princípio da causa e efeito.
“Toda causa tem seu efeito, todo efeito tem sua causa; tudo permanece de acordo com a lei; o Acaso é simplesmente o nome dado a uma lei não conhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei”. (O Caibalion, p 9)

Esta lei exige um pouco de atenção para que não venhamos a nos confundir com o jogo de palavras, talvez eu pareça repetitivo, mas se assim o faço, é para garantir a compreensão do texto.

Toda causa gera um efeito, e todo efeito é sucessor de uma causa. Uma causa pode ser resultado de causas mais antigas ou uma cadeia de causas, fazendo da causa em questão um efeito.

A cadeia de causas cresce incontavelmente e se quisermos encontrar seu principio, não podemos seguir a cadeia, mas apenas ter pela razão que há uma causa primeira, e se essa causa é primeira, não pode ser precedida por nenhuma outra, sendo a única causa que não é também um efeito.

Sempre há uma causa e um por que para todos os acontecimentos” (O Caibalion, p 44)

Tudo que ocorre, não ocorre do nada, pois o nada, nada produz, o nada nem se quer existe. Não há caos, não há azar, há apenas eventos ignorados.

13- Pois ele não deixou lugar algum ao não ser; a todas as coisas que existem vêm e são a partir de coisas que existem, e não a partir de coisas inexistentes: pois não é da natureza das coisas inexistentes vir a ser, mas sua natureza é tal que elas não podem ser qualquer coisa, e em contra partida as coisas que são não poderão vir a não ser, JAMAIS.” (Corpus hermeticum, IIB,Título perdido)

Toda a ação gera uma reação, todo movimento gera movimento, tudo que enviado emana retornos em diferentes graus de existência. Essa é a lei, não pode ser burlada, nenhuma lei pode,mas pode ser enfraquecida impondo a força contra força.

7° Lei: O principio do Gênero.
“O gênero está em tudo; tudo tem seus princípios masculino e feminino; O Gênero se manifesta em todos os planos” (O caibalion, p 46)

Não tomemos gênero meramente como sexo (no sentido orgânico), esta lei está intimamente ligada ao principio de polaridade, mas esta lei, mas especificamente diz respeito à geração.

A lei diz que quando gêneros diferentes se encontram, geram novos seres com novas qualidades.

Como:
Ativo + passivo = neutro ou Pai + Mãe = Filho ou Acido + Base = sal
(Exemplos do tratado ciências Ocultas I , Papus)

Ou seja, tudo tem seu oposto, tudo tem gênero, a união do gêneros gera seres de outras qualidades, assim se dá a reprodução nos mais diversos níveis de existência.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...