segunda-feira, 23 de julho de 2012

A Lança: Hélio


Hélio, Deus do Sol, filho dos titãs Hipérion e Téia, irmão de Eos (Aurora) e Selene (Lua). Esposo de Perseide, filha de Oceano e Tétis, teve com ela vários filhos, entre eles Eetes, Circe, Perses e Pasífae. Além deles, teve as Héliades e Faetonte com Clímene.

Todo dia Ele viaja pelo céu com a carruagem do sol e de seus olhos nada escapa, por isso muitas vezes é convocado pelos outros Deuses para ser testemunha em suas disputas, por isso também era conhecido por ser o Deus da onisciência e do tempo. Dessa forma, Ele era aquele que dava o exemplo da ética a ser seguida denunciando todos os delitos e culpados, levando-os para pagarem por seus erros.

Pode ser identificado por possuir uma auréola solar na cabeça e mesmo muitas vezes sendo sincreticamente associado ao Deus Apolo, foram durante muito tempo adorados como divindades diferentes. Hélio é um titã, enquanto Apolo é olimpiano, e teoricamente são de épocas diferentes.

Uma de suas funções é trazer luz e calor para os homens, aquecendo-os e ajudando as plantas a crescer e seus frutos a amadurecer.

A ilha de Rhodes foi lhe dada de presente por seu casamento com a filha de Oceano, e nela era considerado o Deus principal sendo festejado anualmente com grandes honras. É por isso também que o famoso Colosso de Rodes, considerado uma das 7° maravilhas do mundo antigo, é uma estátua Dele. É do seu  nome que a palavra heliocêntrico deriva.

Para conhecer este Deus, seu lado positivo e negativo, um simples exercício pode ser feito: sente-se confortavelmente em um local em que possa sentir os seus raios e observar sua trajetória. Sinta o calor dele por sua pele, quanto tempo você pode suportar? Você consegue olha-lo sem algum tipo de proteção? Por quanto tempo? O que você sente ao passar muito tempo diretamente sobre os seus raios? E apenas por um pouco de tempo ou através de uma sombra?

As pessoas reagem diferentemente ao seu poder, alguns conseguem suportar mais tempo os efeitos dos seus raios quando incidem diretamente, outros apenas por pouco tempo. Nele existem o prazer e o desprazer. Então, meditem e descubram o que Ele tem para lhe mostrar e até onde Ele pode lhe mostrar.


Referências:

http://medievallegends.blogspot.com.br/2010/07/helio-o-deus-sol.html

http://www.brasilescola.com/mitologia/helios.htm

http://osegundocirculo.blogspot.com.br/2009/08/helios-deus-sol-da-mitologia-grega.html

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...