quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Universo Simbólico: A Noite Escura da Alma - Parte 1


Olá pessoal. Esta semana tem sido um tanto nostálgica para mim e acabei me deparando com esse assunto mais uma vez, sendo que analisando-o de uma forma mais detalhista, podemos compreender alguns aspectos em meio a imensa contradição de elementos que nos mostram a iluminação e o sofrimento nesta fase tão importante na vida de qualquer Magista. A Paciência, o Acreditar, são alguns pontos essenciais que nos conduzem ao caminho da evolução, mas a Confiança é a maior chave para abrir as portas da sabedoria.
A Noite Escura da Alma é uma metáfora que remete ao período de dificuldades que todos basicamente passam, onde se é testado por diversas vezes e tem-se a impressão que estamos sendo abandonados pelos Deuses. Mas na verdade tudo que acontece simboliza um avanço espiritual e uma ruptura com o seu antigo eu e a iniciação da busca pelo seu próprio caminho, sua essência e a abertura de canais para a percepção do que nos rodeia . O Autoconhecimento é uma das conquistas da Noite Escura, porém quando estamos nela não conseguimos enxergar um palmo em frente ao nosso nariz.
Muitas vezes acontecem coisas na nossa vida que ficamos a nos perguntar o porquê de tudo. As diversas situações que saem dos eixos e nos fazem pensar cada vez mais e mais em seus motivos aparentemente invisíveis nos deixam frustrados, mas é muito interessante notarmos que quando a Noite escura chega e nos invade dificilmente a percebemos e enxergar a luz no final do túnel é uma tarefa quase que impossível. A depender da forma que as coisas aconteçam a pessoa em prova acaba por se desligar ainda mais da suas crenças achando que ela não vale nada. Porém, tudo não passa de uma prova de percepção e que se deve resistir, além de se ter em mente que a Noite Escura da Alma atinge nosso acreditar e impulsiona nossa alma abismo abaixo, nos impedindo de usar nossa maior arma que é a nossa FÉ, uma movedora de montanhas, que bem utilizada é alavanca que nos impulsiona novamente para o alto. É necessário entretanto que se tenha a percepção e o entendimento das situações por completo para que saibas o que fazer na hora em que as coisas começarem a sair do controle.  
Como falado acima, a expressão "Noite Escura da Alma" é uma metáfora e que para aqueles que pensam que este termo é somente pagão, estão muito enganados. O cristianismo e outras culturas também aderiram ao termo para descrever a peregrinação do espírito rumo ao criador. Dentro da doutrina Cristã datada de 1577 temos o Jovem São João da Cruz, que trocou de nome e deixou tudo que possuía e aderiu a peregrinação espiritual após ser preso, tendo passado por longos anos trancafiado até que descobriu seu verdadeiro caminho por influência de um Poema, um Insight que serve de base até os dias de hoje.


Entre os mitos gregos, Noite é o nome de uma Deusa, filha do Deus Caos, o vazio primordial antes de serem ordenados os elementos do mundo. Essa Deusa personifica as trevas superiores e é representada com um manto escuro, a percorrer o céu, enquanto seu irmão, Érebo, simboliza as trevas inferiores. A Deusa Noite gerou várias divindades, algumas benéficas, outras maléficas, sendo a mais importante delas o Dia (Hêmera), a divindade que trouxe a luz ao universo. Também na tradição judaica, a noite apresenta ora um aspecto negativo, ora um positivo. No Gênesis, ela denomina as trevas, sendo inferior à luz: 

"E viu Deus que a luz era boa, e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à Luz Dia e às trevas, Noite (1.4-5)" . 

Cristianismo com Noite Escura? Fé? Peregrinação? Se estas perguntas aguçaram sua curiosidade, saiba que semana que vem falaremos um pouco mais desse assunto que sinceramente é muito esclarecedor e extenso. Convido os Neófitos e aos que já passaram por esse momento a relembrarmos então aqui no nosso próximo encontro, deste período de nossas vidas que se assemelha a andar de bicicleta:  Jamais esqueceremos!

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...