segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Lança: Brahman x Brahma

Olá, queridos leitores!

Semana passada falei um pouco para vocês sobre Brahman, Deus Hindu. E um de nossos leitores ficou com a seguinte dúvida: 

"O mantra 'OM NAMO BRAHMAYAYA', não seria 'OM NAMAH BRAHMAYA'?"

E fez o seguinte comentário:

"Ah, e não confundir Brahman com Brahma, que juntamente com Vishnu e Shiva formam a trindade clássica hindu. Brahman está acima da trindade Brahma-Vishnu-Shiva. Fica a dica".

Então, hoje irei responder a dúvida e falar sobre o comentário.

Iniciarei sobre o comentário: realmente, existe uma diferenciação entre Brahma e Brahman. Brahman, como eu falei no primeiro texto sobre Ele nesta coluna (clique aqui, para ler), é aquele que estava no vazio primordial e Tornou-se, Ele é, simplesmente: "Ele nasceu do infinito oceano da existência, foi o primogênito e primeiro entre os Deuses. Dele nasceu o universo e por isso Ele o protege. Seu conhecimento é o alicerce de todo o conhecimento [...]" (A Lança: Brahman, parte 1). Dele, nasceu tudo o que conhecemos e todos os outros Deuses. Por isso, ao sair do ovo dourado depois de um ano de cósmico, ou um ano de gestação, assim digamos, ele tornou-se Brahma, já sem o N. 

Ou seja, Brahman é a essência que não pode ser dita, que não é compreensível, Ele cria a si próprio e dá-se à luz como Brahma. Esta faceta de Brahman torna-se, então, incumbida da grande tarefa de construir o mundo tal qual o conhecemos, e suas criaturas. Ele torna-se o equilíbrio entre Vishnu e Shiva. Além disso, existem várias outras histórias de como Brahma nasceu.

Então vejam bem, eu não sou hinduísta e tenho uma visão deveras particular das divindades. Para mim, todas as divindades são faces de algo que eu não posso compreender totalmente com o intelecto que eu tenho. Por isso, crio aspectos, facetas e leio as histórias que mais se assemelham ao que eu estou passando pelo momento. Assim, Elas tornam-se um aspecto perto do meu Eu individual, algo mais próximo de mim, algo que eu possa entender. Por isso, não me preocupei antes em fazer a distinção, muito bem pontuada por nosso leitor. 

Para mim, Brahman será uma palavra que abrange tudo e possui as facetas e particularidades de Brahma, Vishnu e Shiva. Ou melhor dizendo, Brahma, Vishnu e Shiva, também são Brahman. Me repito? Repetirei mais uma vez: Brahma, Vishnu e Shiva são manifestações de Brahman, pois, Brahman, tal qual Ele é, não pode ser entendido visto que Ele é algo ilimitado e os conceitos de ilimitado, de um mundo sem dualidades, de um espaço primordial onde só existe potencial é algo que nossa mente praticamente não consegue conceber. A gente tem um vislumbre... apenas...

Alguns autores também compartilham desta visão. Abaixo, deixo algumas fontes para que se possa ler mais sobre Eles e suas histórias.

Agora, vamos ao Mantra...

Os mantras que encontrei que se assemelham em escrita e som dos mantras indicados: OM NAMAH BRAHMAYA e o OM NAMO BRAHMAYAYA.

Foram os seguintes:

OM HRIM BRAHMAYA NAMAH (mantra para elevar o estado de ânimo, para felicidade)

OM NAMAH SHIVAYA (Saudações a Shiva, o grande transformador, o grande yogue.)

OM SRIM NAMAHA (mantra chakra plexo)

e o composto:

"OM NAMAH SHIVAYA
OM NAMAH BRAHMAYA"

Ou seja, não sei qual das duas versões está certa, mas pelo que eu pude entender das pesquisas que fiz, NAMAH, significa eu me curvo, eu me prostro, diante do senhor tal. Assim como NAMO, também pode ter o significado de prostrar-se diante de, como reverenciar. Por isso, normalmente eles se encontram antes dos nomes dos Deuses. E o YA Do BRAHMAYAYA significa a caraterística masculina ativa do mantra.

Enfim, quaisquer comentários que possam vir a ter, por favor, comentem, inclusive no corpo do blog, assim poderemos manter um diálogo e aprender juntos cada vez mais.

Até a próxima!

Referências:


0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...