Olá pessoal, voltamos com os questionamentos sobre fé vistos na semana passada. (Vide Parte 1) Desde já mais uma vez agradecendo a todos pela leitura e um ótimo Beltane para todos!
(...)
Só que o mundo não acaba ai. Levando-se em consideração que cada pessoa possui o seu ritmo, a fé pode ser compreendida e até mesmo conquistada ao longo da jornada com o estudo e fatos que acontecerão. Outro ponto negativo é encarar a Magiah somente como ciência, pois se isso acontece deixa-se passar todo o lado espiritual, ou seja, a razão tomaria conta de seus feitos, só que a Magiah nem sempre é racional.
Encará-la
como ciência é perder os fatos extra-sensoriais que a razão não permite que
tomemos conhecimento. Quando a fé se torna técnica demais a vivência do natural
se torna nula, pois a visão é totalmente diferente do conceito de fé. Ela jamais pode ser retirada do Magista sem
que o mesmo seja destruído. Eles são um só desde o princípio do acreditar. Quando
dizem que a fé move montanhas é uma metáfora mais que real.
Pessoas
morrem, matam, mudam e criam conflitos pelo simples ato da fé, então se raciocina que ela tem forte influência sobre os homens, pois o ser humano é
feito de puro desejo. Não há nada no ser humano que não seja fruto de seus
anseios, do ponto mínimo até o seu ápice.
“Quando mais o ser humano deseja, mais insatisfeito ele
fica, pois o próprio desejo deseja novamente desejar.”
(D’anjeloTerah)
Exemplos
de ações provocadas pela fé:
A Inquisição
II
Guerra Mundial (Fé no poder do Estado)
Disputas em Jerusalém entre Palestinos e
Judeus.
Sem
Ela o caminho é completamente vazio, mas também não seria negar a razão e a
inteligência por completo, pois a fé se divide em várias características e é
fundamentada em diversos fatores:
A Fé como conhecimento: Conceito de que o
conhecer é a Luz da fé e é a aceitação do conteúdo como verdadeiro.
A Fé como obediência: É a conversão
interior e entendimento profundo da crença revelada. Uma fé natural por
acreditar.
A Fé opção fundamental do homem: É a pura conversão.
O acreditar que é inerente ao homem, uma mudança definitiva.
A Fé irracional: Mesmo não
abandonando a razão, o homem tem que justificar sua crença, chegando a ser uma
fé inumana, pois vai contra a sua natureza.
Imanência e
Transcendência da Fé:
“O acesso da fé fundamenta-se unicamente em Deus e exige a iluminação interior,
mas a fé não pode ser privada da luz da razão”. (São Tomaz)
É
a iluminação interior voltada á Deus sem abandonar a voz da razão.
Inculturação como
aspecto negativo:
A fé só existe se estiver ligada a uma cultura, para que venha ser vivida,
sentida e aceita. Assemelhando-se a cultura, a fé incultura-se fazendo presente
em qualquer sociedade.
Portanto,
com tudo que foi comentado entendemos a importância de se estar equilibrado,
mantendo os lados da teoria e da prática, unidos até o fim do caminho. Percebemos
também a necessidade de se ter foco no que realmente se quer e saber expressar
a sua verdadeira vontade após descobrí-la. Para
querer é preciso que se acredite, e este acreditar deve ser levado a sério,
pois é essencial para o fim do objetivo. Dedicar-se não se torna apenas cumprir
um prazo de estudos, e sim, procurar manifestar todas as suas vontades no
próprio cotidiano.
A "verdadeira" Magiah deve ser sentida e vivenciada. Temos que pensar mais em
sermos grato por Aquela que nos deu a vida, e sermos gratos também por tudo que
está a nossa volta, afinal a Magiah está em tudo e principalmente é parte da
Divindade que habita cada Magista.
A Todos,
Pax, Lux et Nox
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