sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Bosque: Stonehenge não é celta?



Não mesmo. Apesar de ser comum, é errônea a associação de que foram os celtas - mais especificamente os druidas - que construíram Stonehenge. Na verdade, até agora ninguém conseguiu descobrir que povo específico (ou povos) ergueu o monumento megalítico, que foi sendo construído e utilizado ao longo de aproximadamente dois mil anos (3.700 a 1.600 A.E.C.), do Neolítico à Idade do Bronze. O anel de pedras mais visitado de todo o mundo, por exemplo, faz parte da terceira e última fase de construção, algo em torno de 2.300 A.E.C. Os povos celtas, como se convencionou chamá-los, pertencem a um período posterior chamado Idade do Ferro. Por causa dessa diferença enorme de anos, Stonehenge não poderia ter sido construída por um povo céltico. 

Outro mistério que ainda permanece é o propósito da construção. Estudiosos do assunto ainda oscilam entre algumas opiniões. Uma delas é a de Stonehenge ser um observatório astronômico, uma espécie de calendário preciso para os solstícios e constelações; outra é de ser um imenso monumento funerário ou local de culto e sacrifícios, já que foram encontrados diversos restos e cinzas humanas enterradas, além de restos de animais depositados principalmente na entrada e na área sudeste do monumento. O fato é que ao longo dos milênios, Stonehenge serviu a diversos propósitos que se adequaram aos povos que dele se utilizaram. O total esclarecimento sobre a sua função é trabalho para uma vida inteira (e olhe lá). 

E por que essa identificação com os druidas, então? Sim, é fato que atualmente diversas ordens druídicas como a OBOD - sigla para Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas - celebram os festivais da roda do ano em Stonehenge. Isso se deve (principalmente) a dois homens que fizeram parte de um movimento iniciado no século XVIII chamado Renascimento Druídico: os ingleses John Aubrey e William Stuckeley. Ambos escreveram livros relacionando Stonehenge com os druidas; daí para uma “apropriação” foi um passo que perdura até os dias de hoje, mesmo com as descobertas esclarecendo a real idade do monumento. 

Um último ponto, para concluir: em sua obra Historia Regum Britanniae, o bispo galês Geoffrey de Monmouth creditou ao mitológico Merlin a criação de Stonehenge. Bem, há quem acredite em todos os tipos de coisas, mas esta certamente também faz parte do universo das lendas. Stonehenge definitivamente não é celta. 

Referências:


1 comentários:

Vinicius disse...

Muito interessante, já ouviu falar que a pouquíssimo tempo um novo circulo muito parecido com este foi encontrado próximo ao local? A diferença é que ele está a alguns metros abaixo do chão e é feito de madeira.
O que me leva a pensar que ainda outros possam existir.

Lord Vincus

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...