domingo, 15 de abril de 2012

Magia Draconiana: Desvendando o Mundo dos Dragões

Por Revmo. Lugus Heraios D. V. Brigante, para Jornal O Bruxo.

Muitas coisas são ditas sobre eles - e sobre elas também. Ou ainda paira a noção de que Dragões seriam somente seres de um único gênero? Absolutamente não! As Dragonesas também existem e estão em equivalência de importância e poder com seus especimes do gênero masculino. Mas bem, esse não é exatamente o foco cujo queremos tratar no início dessa série de artigos falando sobre a Magia e o Mundo dos Dragões.

Antes de tudo é preciso esclarecer o que é um Dragão, sua simbologia, suas origens.

Etmologia, Origens e Significados

O termo "dragão" vem do grego "δράκων" ("drákon") que significa "grande serpente". A partir dessa constatação, já temos uma rápida noção de que dragões e serpentes, em seu nível mágico e mítico emergem de uma mesma manifestação energético-espiritual percebida pela humanidade desde o período mais remoto de sua existência.

Apesar da palavra que hoje tomamos para designar esses tão especiais seres possuir origem grega, sua existência é contada através de inúmeros mitos, oriundos das mais diversas culturas existentes ao redor do mundo.

Dragões são vistos e encontrados largamente na heráldica européia, em brasões reais e militares, celebrados nas culturas orientais e diversas vezes mencionados em mitos de povos nativos das Américas. É fato que quando estamos falando de Dragões, estamos falando de algo culturalmente universal.

Serpentes sempre foram símbolos de força e sapiência. Mais do que isso: símbolos manifestos da mais profunda e avassaladora força telúrico-primordial que dá sustancia à vida - e a morte. A Serpente é o animal designado para representar a própria força vital adormecida no chakra básico, algo que é chamado de Kundalini. A Serpente, muito antes do Dragão, foi encontrada como divindade e símbolo de culto, e aqui podemos citar em especial, as culturas matrifocais da Velha Europa, como a cultura minóica, anatólica e cretense. Estamos querendo dizer que a Serpente é de fato um dos mais antigos símbolos da própria Deusa Primordial, representando e designando todas as atribuições que ontem e hoje reconhecemos n'Ela.

Numa rápida análise, podemos concluir que Dragões são Grandes Serpentes, porém dotados de uma mítica e um poder um tanto diferenciados. Muitos deles são descritos possuindo asas e outros ainda possuindo personalidade e comportamento SEMELHANTE aos de alguns humanos. Esses seres tão especiais, então, além de serem dotados de todos os atributos inerentes à figura da Serpente, somam ainda as caracteríscas de poderem transitarem entre todos os mundos (com suas asas), serem amigos, leais, nobres e até mesmo vingativos (como muitos seres humanos). Aqui fica um enxuto guia para que os buscadores possam compreender do que se trata um dragão - especialmente, o que um DRAGÃO NÃO É.

Da Fantasia à Realidade

O que é fantasia e o que é realidade? Uma pergunta fácil de ser respondida pelos céticos, mas muito difícil para as bruxas e seguidores de religiões e práticas mágicas. O que é FATO para uns, aqui poderá ser DELÍRIO para outros. A questão é: Dragões existem somente como símbolos de uma Força e um Poder Misteriosos? São simplesmente seres mágicos e alados que voam pelo plano astral? Ou ainda podem ser serem que caminham, transitam e convivem entre nós humanos!?

Ah... Essa resposta nós teremos no desenrolar dessa coluna, o que ocorrerá através de sucessivas análises e leituras.

Por hora, fica essa pequeníssima introdução e a importante dica: antes de falar sobre Dragões e muito menos de tentar qualquer tipo de contato com essas criaturas fantásticas, fique com essas palavras em sua mente e jamais mexa com aquilo que desconhece.

Até a próxima! Abençoados sejam pela Grande Serpente de Fogo!

4 comentários:

Vinicius disse...

Interessante o texto, poderia ter citado os dragões americanos, que estão mais próximo de nós, não me importarei de ser um leitor seu, embora o texto pareça ser apenas uma pincelada.
Aguardarei por novos, boa sorte e parabéns pela coluna, que não é tão fácil de ser escrita.

Lord Vincus

Lugus Dagda Brigante disse...

Estão mencionados aqui:

"Dragões são vistos e encontrados largamente na heráldica européia, em brasões reais e militares, celebrados nas culturas orientadas e diversas vezes mencionados em mitos de povos nativos das Américas. É fato que quando estamos falando de Dragões, estamos falando de algo culturalmente universal."

Obrigado e abençoado seja!

Anônimo disse...

Nossa, ótimo texto!
Não vejo a hora de novos texto
sobre magia dos dragõe!!

Vinicius disse...

Ora Lugus Dagda,se não for prepotência minha, gostaria que o senhor, se possível,escrevesse um texto sobre os dragões herméticos, Poimandres e sua relação demiúrgica (se essa existir), tais textos são um tanto raros, e o senhor parece ter algum conhecimento a cerca do assunto.

Lord Vincus

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...