sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Bosque: Polêmicas

Fazer suas oferendas, celebrar e honrar os deuses, viver em harmonia com o meio ambiente no qual você habita, ser justo, ser honrado, buscar a sabedoria e ser verdadeiro com os outros e com você mesmo, em primeiro lugar. Esses são apenas alguns dos valores que movem druidas, druidistas e simpatizantes do pensamento celta nos tempos modernos.


De certa forma isso deixa implícito que todos os indivíduos que partilham das mesmas crenças e práticas pensam e agem da mesma maneira. Bem, não poderíamos estar mais enganados. Cada cabeça é um mundo cheio de pensamentos, de experiências, de conceitos formados e de formas próprias de se comunicar com o mundo exterior, ou seja, aquele que está do lado de fora do seu pensamento e da sua visão de mundo.

Bem, há uns dias atrás a comunidade druídica online foi ‘abalada’, por assim dizer, por uma página humorística dentro do Facebook, intitulada “Druida da Depressão”. Pois bem, na tal página existem piadas muito engraçadas, e outras nem tanto assim. O julgamento vai de acordo com o ponto de vista de cada um. Algumas das piadas que estão lá são o que a gente pode chamar de piada interna – ou seja, só aqueles que são praticantes ou já possuem pelo menos uma familiaridade com o contexto é que vão entender – e claro, achar graça da ironia.

A polêmica começou justamente quando as visões de cada um a respeito da religião entraram em atrito, o que é totalmente normal e até esperado, já que (como disse anteriormente) cada cabeça é um mundo. Enquanto alguns acharam divertido, outros ficaram ofendidos e consideraram um desrespeito ao Druidismo e aos deuses, e também um desserviço àqueles que não conhecem absolutamente nada e estão iniciando sua busca espiritual no caminho druídico. Depois de um debate acalorado num dos grupos de discussão sobre Druidismo, RC e cultura celta em geral, e de uma reunião dos administradores de tal página, ficou decidido que o “Druida da Depressão” será deletado do Facebook no dia 20/09.

Agora, você pode estar pensando, esse assunto precisava virar um post de jornal? Em minha opinião precisava, sim. Claro que não vou utilizar o espaço que tenho aqui no Jornal O Bruxo para puxar sardinha pra um lado ou para o outro, para dar sugestões pessoais ou fazer críticas baseadas em minha própria opinião. Nem cabe fazer isso aqui. 

No entanto, vou deixar bem claro que acredito na liberdade de expressão, seja na vida pública ou na privada, seja na institucional, política ou religiosa; e que o politicamente correto ao qual nos habituamos virou uma triste faca de dois gumes. 

Se algo de positivo ficou nessa polêmica toda sobre fazer ou não piadas com a nossa religião e nossas práticas, foi a constatação de que precisamos caminhar bastante para alcançarmos o respeito mútuo e a sabedoria que tanto prezamos nesta religião/filosofia de vida que seguimos. E que no fim das contas, continuamos com tribos tão desunidas agora quanto foram as dos antepassados aos quais prestamos nossas honras.

Continuamos os mesmos. Continuamos humanos, por fim.

1 comentários:

Arcano Zero disse...

Acredito que esse tipo de atitude não é nada saudável. Afinal rir de nós mesmos é uma forma de auto crítica e de trazer leveza ao que estudamos e praticamos. Risadas podem ser uma forma de despertar a curiosidade e o interesse. Uma pena este ocorrido,

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...