quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Caminhando entre as Deusas: Nossa Senhora do Rosário


Hoje resolvi ser polêmica, como é que uma coluna que fala de Deusas, pode abrir espaço para falar sobre uma santa?

Pois bem, pra mim os santos católicos são Deuses. Assim como os africanos transformaram seus Deuses em Santos e alguns outros como a Deusa Bright se tornou Santa Bright, então, porque não "jogar tudo no mesmo saco".

Claro que existem certas coisas na Igreja Católica que não fazem o menor sentido, ao meu ver. Mas, eu também acho que os Santos não tem nada haver com isso e que é uma questão de crenças.

Pois bem, dada essa explicação, vamos adiante.

Lembram da Santa com o véu vermelho que eu vi em sonho seca com uma múmia dentro de um templo? Lembram que eu vi umas fotos de Nossa Senhora de Fátima neste sonho dentro da sala própria dessa Deusa/Santa?

Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Rosário, são praticamente a mesma santa, que ficou conhecida como Nossa Senhora  do Rosário de Fátima. Mas por que nossa Senhora do Rosário? Por que ela possui um véu vermelho! Uma das tantas que achei com um véu vermelho. 

Vamos a sua história?

A origem do Rosário é antiga. Possui esse nome por ter sido fabricado inicialmente com pétalas de rosas prensadas. Sua função é ajudar na contagem das frases ritualísticas, para que o sacerdote, padre, ou qualquer outro que venha a recita-las não se perca. Foi usado em várias religiões e em vários tempos, em suma.

Já em 1208, Nossa Senhora aparece à São Domingos de Gusmão e entrega a ele o Rosário, segundo a lenda católica, informando que este é o "seu rosário" e que com ele, ele poderia converter os descrentes. E que esta seria uma "arma" para as lutas que ocorriam na Europa da época. Aqueles que rezassem com devoção alcançariam a graça e iluminação e estariam sobre a sua proteção. 

Em 1571, no dia 07 de outubro, ocorria a batalha naval de Lepanto ao mesmo tempo que uma procissão ocorria em que os cristãos recitavam o rosário, pedindo a proteção e a vitória na batalha. Como eles conseguiram a vitória sobre os Turcos Otamanos, o Papa Pio V, para celebrar a vitória concedeu ao rosário e sua dama este dia para sua festa. De início, ela ficou conhecida como a Festa do Rosário e depois passou a ser chamada de Festa de Nossa Senhora do Rosário.

Em 1917, Nossa Senhora de Fátima ao aparecer novamente para uma de suas três crianças, disse que o seu nome era Nossa Senhora do Rosário e daí provem a junção das duas santas: Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Vocês devem tá se perguntando o que tudo isso tem haver com a Deusa/santa do meu sonho, né? Eu ainda não achei o elo de ligação que explique  o porque. Mas foram muitas coincidências e como eu acho Nossa Senhora do Rosário de Fátima muito fofa, uma das Deusas/santas com o olhar mais carinhoso dentro da Igreja Católica, achei que hoje seria um bom dia para pedir suas bençãos e compartilhar um pouco com vocês de sua história.

Hoje fico por aqui, trazendo em breve, mais histórias. Até a próxima!

Bibliografia Consultada:


0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...